Renúncia quer dizer renúncia, não é apenas uma coisa formal, é abrir mão de tudo, não reter nada para si e abandonar-se nas mãos do Senhor. O evangelho nos mostra que o jovem rico em seu apego, não quis renunciar à sua riqueza para seguir Jesus. Precisamos renunciar a tudo que temos para corresponder àquilo que Jesus nos pede. O Senhor quer que assumamos o seu Senhorio em nossas vidas e o coloquemos acima de tudo.
O próprio Jesus nos diz que se alguém vier a Ele, sem colocá-Lo em primeiro lugar, não pode ser Seu discípulo. da mesma forma, que aquele que não carrega a sua cruz e não vem em Seu seguimento não pode ser Seu discípulo. Em outras palavras, Jesus está dizendo que ser um consagrado exige tudo isso e muito mais. Jesus não quer que vivamos uma vida dupla, sem que paremos para calcular, levando tudo com a barriga.
Quando não fazemos esses cálculos, entramos, mas não renunciamos. Assim a nossa mente, o nosso coração, a nossa vontade ainda está ligada a isso e àquilo, e acabamos vivendo uma vida dupla. Jesus nos fala claramente: Não é possível servir a dois senhores. Não podemos investir a vida em duas coisas, não é possível sermos puros e castos e vivermos a impureza ao mesmo tempo. Assim como não podemos ser submissos e, ao mesmo tempo, fazer a nossa própria vontade, dando um jeitinho para fazer aquilo que é do nosso interesse e vivendo na conveniência.
Deus abençoe você.
Pe. Jonas Abib