Poder-se-ia afirmar: A sabedoria de Deus está no ar, está aí à nossa disposição, como as ondas do rádio. Precisamos captar, sintonizar a sabedoria do Altíssimo e colhê-la. Colher a sabedoria do Senhor não significa que vamos nos tornar sábios. Bem ao contrário, nós somos sem sabedoria, precisamos constantemente da sabedoria do Senhor.
A sabedoria de Deus nos vai sendo dada a cada momento: agora e depois… A cada momento nos vai sendo dada a sabedoria do Senhor na medida da nossa necessidade. Nunca seremos perfeitamente sábios. Há pessoas que podem se iludir pensando que, recebendo o dom da sabedoria, colhendo a sabedoria de Deus, vão ficar sábias. Então tudo o que fazem é sábio, tudo o que dizem é sábio… Não é assim, pelo contrário. Nós seremos sempre pobres, sem conhecimento e sabedoria, constantemente necessitados da sabedoria divina.
A grande perda que o pecado original nos acarretou foi justamente tirar-nos a visão espiritual. Não temos visão espiritual, somos como cegos. Vamos apalpando as coisas pelo caminho. Por essa razão, precisamos da sabedoria do Todo-poderoso, da luz e da condução d’Ele.
Precisamos que Deus nos encaminhe em cada momento da nossa vida. E o mais lindo é isto: a sabedoria de Deus está ao nosso alcance, tanto quanto o Seu poder. Começamos a experimentar o poder do Senhor, mas Ele quer que experimentemos também a sabedoria d’Ele. É preciso que a busquemos, que a colhamos, que a utilizemos em nossa vida.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib