No Natal o presépio é você!

O Evangelho diz: “Nasceu hoje na Cidade de Davi, para nós, o Salvador, que é Cristo Senhor” (Lucas 2, 11). A liturgia atualiza o que aconteceu no passado. Ela é um mistério e, infelizmente, nós católicos não temos entrado nesse mistério. Assim como na Páscoa se renova a Ressurreição de Cristo, hoje nasceu o Salvador, nasceu para sua vida, para sua casa e para a sua família. Por pior que seja a sua situação, saiba: nasceu para você, para sua casa, o Salvador, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Só falta você acolhê-Lo.

Jesus nasce para sua vida. Então prepare o seu coração para que Ele, trazendo a salvação, nasça em você, que é o presépio. O presépio é você! Acolha o Menino Jesus em seu coração, Ele se compadece de você e a salvação acontece, porque você é o presépio. Ele não tem medo: Ele nasce no meio dos seus espinhos. Ele está aí para salvar você e a sua família. Talvez você tenha que pega-Lo no colo e apertá-Lo, porque os seus não O acolhem; mas Ele nasceu!

Deus nos ama com amor incondicional. Você é amado por Jesus, por isso Ele nasceu na situação em que você se encontra. Ele nasce para sua vida miserável. Quanto mais miseráveis nós somos, tanto mais Ele nos ama. Ele nasceu em Belém e nasce hoje em você.

Acredite: Cristo foi até a cruz por você, Ele já libertou as suas misérias. Se você aceita o perdão e o amor d’Ele, o Senhor nasce em você. Saiba: José e Maria trazem a salvação ao seu coração, mesmo que o seu “berço” esteja sujo. Não se preocupe, não espere retirar os espinhos para receber o Menino Jesus. Receba-O como você está. É Ele quem vai retirar os espinhos com a ajuda de Maria e José.

“O Menino que contemplamos no presépio é exigente. Mas é também compreensivo e paciente. Se formos dóceis à sua ação, Ele tomar-nos-á pela mão e acompanhar-nos-á: por isso, não devemos temer. Às vezes pode parecer muito difícil seguir os seus passos, mas se Ele caminha conosco, tudo se torna mais fácil e ameno. O Santo mártir Estêvão nos ajude a compreender esta verdade profunda e a pô-la em prática todos os dias” (Mensagem de João Paulo II, Angelus, 26 de dezembro de 2001 – Festa Litúrgica de Santo Estêvão).

Um feliz e um santo Natal!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.