O nome de Deus é santo

O segundo mandamento é: “Não pronunciará o nome do Senhor em vão”.

E por que não falar o nome do Senhor em vão? Porque o nome do Senhor é santo. Não devemos usar o nome d’Ele, a não ser para bendizê-Lo, adorá-Lo e glorificá-Lo. O nome de Deus diz o que Ele é. Quando nós professamos a nossa fé em Deus, estamos honrando o nome d’Ele. Você percebe que cada vez está mais difícil de fazer isso? Porque cada vez mais o mundo quer fazer o oposto do que Deus quer. Quando você professa a sua fé, você é chamado de “carola”, “beato”, “beata”. Mas professe-a sempre e de qualquer forma, porque você é luz. Você precisa ser luz nas trevas, mesmo que o chamem de “carola”, de “beato”. Deixe que as pessoas comentem. Não faça sermão, pois a boca fala daquilo que o que o coração está cheio, como ensina a Palavra. Não se envergonhe do seu Deus, dos mandamentos do seu Deus, da sua Igreja, como você ama a sua mãe. A mãe é um bom exemplo, pois nos ama, mas tem defeitos.

Você percebe, hoje, como se tem feito um ataque maciço contra a Igreja para difamá-la. E nós somos tão tolos, que qualquer matéria enganosa – sobre ela na TV –, já acreditamos no que afirmam. Assim como um corpo é feito de células, assim é a Igreja, em que suas células somos nós. Os defeitos da Igreja somos nós. Mas a Igreja é nossa mãe e devemos honrá-la. O nome de Deus é santo. É proibido rogar praga, blasfemar. Quando uma pessoa roga uma praga ou uma maldição, ela não está falando em nome de Deus, porque Ele é amor, mas ela está chamando o próprio demônio. Você, pai, mãe, têm poder sobre as suas palavras de autoridade. E ao ouvir suas pragas ou maldições, o demônio cumpre essas palavras. E quantas pragas nós rogamos contra a Igreja, autoridades, filhos, parentes e amigos…

Perdoa-nos, Senhor, pelas nossas palavras. “Invoco a Deus por testemunha: juro por minha vida que foi para vos poupar que não voltei a Corinto”. (2Cor 1,23) Fazer um juramento é uma coisa muito séria. É como São Paulo fez: “rogo a Deus como testemunha”. E tantas autoridades têm feito juramentos com a mão na Bíblia e depois fazem totalmente o contrário. Nós que seguimos Jesus, precisamos seguir a verdade. O Catecismo da Igreja Católica fala da importância do nosso nome. Quando você é batizado em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, você é selado em Deus. Quando você comparecer diante do Senhor, Ele vai chamá-lo pelo nome. E necessário que honre o seu nome. Precisamos fazer as nossas coisas, começando o nosso dia em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não só quando você acorda, mas muitas vezes durante o dia, faça o sinal da cruz sobre todo o seu ser.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.