Para seguir Cristo é preciso despojar-se

Há algum tempo, conheci um rapaz que se encontrou com Deus através da Renovação Carismática Católica (RCC). Ele era de uma família muito conhecida e rica; tinha entre 20 e 22 anos e sentiu o chamado para a vocação sacerdotal. Quando contou aos pais e irmãos que queria ir para o seminário e caminhar para o sacerdócio, estes foram totalmente contra essa decisão. Disseram que se ele quisesse realmente ir para o seminário teria de renunciar a toda a sua herança.

Aquele milionário só pensava em dinheiro, por isso suspeitava que haviam induzido o filho a seguir o caminho sacerdotal para ficarem com sua fortuna. Os pais e irmãos tinham certeza de que ele não teria coragem de abrir mão da parte que lhe cabia como herdeiro… Mas se enganaram. Diante de toda a pressão, ele foi ao cartório e assinou todos os papéis declarando que livremente renunciava à sua parte na herança.

É este o verdadeiro sentido da palavra “renunciar”: “Renunciando à vossa existência passada, precisais despojar-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das concupiscências enganosas; precisais ser renovados pela transformação espiritual de vossa inteligência e revestir o homem novo criado segundo Deus na justiça e na santidade que vêm da verdade” (Efésios 4, 22-24).

Como fez aquele rapaz, renuncie o que for necessário, abandone a vida passada de pecado e apego. Tire essa “roupa velha”. Deus, pelo Seu Espírito, quer fazer em nós obra nova e deixar totalmente para trás nosso passado de erros. É preciso uma decisão nossa e o Espírito Santo de Deus precisa agir nela [decisão].

Renuncie agora o que for necesssário: Senhor, renuncio à vida passada, pela moção do Espírito Santo. Assino esse papel de renúncia da minha vida passada. Espírito Santo, faça em mim a obra de restauração que é necessária. Não quero mais nada da vida passada. Essa herança não mais me pertence. Limpa-me. Purifica-me. Cura-me. Liberta-me. Trabalha no meu passado. “Passou-se o que era velho, eis que tudo se faz novo”. Amém.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.