É preciso deixar tudo
Sei que você quer seguir Jesus Cristo. Mas é impossível segui-Lo sem abandonar tudo. Talvez precisemos começar a deixar as coisas que temos, para depois deixar o que é mais difícil: orgulho; preconceitos; as próprias ideias; as pessoas; deixar a nós mesmos.
Pedro começou esse aprendizado até morrer por Jesus: ele não tinha mais nada a não ser o próprio Senhor. Esse aprendizado é para todos, também para aqueles que não têm bens para deixar.
Nesse “deixar tudo” está incluída a primeira condição para seguir Jesus: renunciar a si mesmo. Essa é a coisa mais difícil, tanto para os ricos como para os pobres.
Renunciar a si mesmo é renunciar as próprias ideias; aos próprios pontos de vista; as opiniões pessoais. É saber perder por causa do Reino.
É deixar que os outros cresçam e eu diminua. É aceitar que os outros tenham uma ideia melhor do que a minha, que a proposta do outro talvez não seja melhor do que a minha, mas é a que vai nos levar à unidade e a render mais no Reino.
É preciso deixar tudo, até a si mesmo, para receber a bem-aventurança que Pedro ouviu da boca de Jesus: “Não temas, doravante serás pescador de homens”. Que possamos ser esses pescadores de homens!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova