Sejamos santos, esta é a vontade de Deus

“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tessalonicenses 4,3a). Eu peço a Deus a graça e a coragem de ter como objetivo de vida a santidade. Assim, como nosso primeiro santo brasileiro, – santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, cuja missa de canonização foi presidida hoje pelo Papa Bento XVI –, lutou e alcançou essa graça, nós também podemos obtê-la.

Para isso, precisamos fazer o que é ensinado no Livro de Gálatas, capítulo 5, versículo 16: “Deixai-vos guiar-vos pelo Espírito, e não pela carne”. Quando o apóstolo fala da carne, refere-se a tudo aquilo que a nossa humanidade quer e, muitas vezes, é contra o que o Espírito Santo deseja para nós. A carne é cheia de vontade, e chega a oprimir o corpo. Por outro lado, o Espírito Santo é suave, calmo. Muitas vezes, achamos que estamos sendo movidos por Ele [Espírito de Deus], mas, na verdade, ainda é pela carne, ou seja, estamos sendo guiados por nossa vontade. E esta camufla a vontade de Deus; por essa razão precisamos do discernimento do Divino Amigo. Peçamos a Deus a docilidade de ouvir a Sua voz, que é suave, sempre suave, uma brisa leve, para que façamos o que Ele quer. É a própria Palavra de Deus que está nos mostrando o que devemos fazer para chegar à santidade.

Todos somos chamados à santidade, qualquer um de nós, desde que fomos batizados. Não há exceção. Faz parte de nossa essência sermos santos. O estranho é continuarmos tíbios, medíocres. Não tem coisa pior do que a mediocridade na vida cristã. Muitos pensam assim: “Eu não sou fanático, ser radical para quê? Eu estou na justa medida e vivo da mediocridade”. Mas, cuidado, pois no livro do Apocalipse, Deus diz que quem não é frio nem quente, ou seja, morno, será vomitado da boca d’Ele.

Rezem comigo: “Eu quero, Senhor, ter a graça, a coragem e a determinação de programar a santidade como objetivo de minha vida, porque essa é a primeira vontade Sua. Que eu me torne santo, pois o Senhor diz: “Sede santos porque Eu sou santo” (cf. 1 Pedro 1,16 e Levítico 11:44). Senhor, eu quero ser santo! Vem, Senhor, confirmar com Seu selo esta palavra. Essa palavra é Sua, e peço que isso se grave em nós. Tudo na minha vida se volta para isso, pois se eu não for santo eu não serei nada.

Irmãos, “Ou santos ou nada!”

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.