Viva o Brasil!

Hoje, celebramos o dia do Descobrimento do Brasil. Quando os descobridores aportaram em nosso território, não ficou aqui uma simples bandeira, mas uma grande cruz. A Terra de Santa Cruz nasceu sob o sinal da nossa redenção. O primeiro ato, que logo depois se realizou, foi a celebração do Santo Sacrifício da Missa: a renovação do sacrifício do calvário. O Brasil nasceu cristão e foi batizado num batismo do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Olhando, hoje, para a realidade da nossa nação, ficamos consternados. O Brasil precisa ser redescoberto nas suas origens, pois o que enfrentamos, nos nossos dias, não é apenas uma situação religiosa: é uma questão de valores. Parece que estamos em cima de uma carreta sem freios, que se precipita numa ribanceira, onde a maioria vai gargalhando, como se estivéssemos na mais linda aventura.

Nossos irmãos precisam ser despertados, pois estão num sono de morte. O Brasil necessita de um reavivamento. No mundo da medicina, fala-se em “reanimação”; no mundo espiritual, falamos em “reavivamento”. Mas os dois termos querem dizer a mesma coisa: fazer voltar à vida.

É a hora de gritar: ‘Viva o Brasil!’ Mas não como uma exclamação de festa, e sim como um grito do fundo da alma: o Brasil precisa voltar à vida. Por isso: ‘Viva o Brasil!’ Deus nos chama a assumir o posicionamento que o povo de Deus viveu num momento perigosíssimo na época dos Macabeus: “Levantemos nossa pátria de seu abatimento e lutemos por nosso povo e nossa religião!” (Mac 3,43).

O Senhor nos conduza e fortifique nessa linda aventura.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.