O Espírito Santo é o primeiro agente e o grande protagonista de toda uma vida autenticamente espiritual. É Ele quem orienta, quem guia, quem conduz, leva, ensina, move e transforma. Tudo verdadeiramente tudo na nossa vida espiritual é dado e conduzido por Ele.
Toda a nossa vida é um trabalho na esfera de ação do Espírito Santo, pois Ele é o juiz, é Aquele que toma as iniciativas. Por isso, Ele é Aquele que tudo move. São Paulo escreve o seguinte a respeito: “Somos filhos de Deus, aqueles que são conduzidos do Espírito” (Rom 8,14).
Viver no Espírito equivale a viver em Cristo. Viver segundo o Espírito Santo significa deixar-se guiar pelos dons de Deus, sendo confortados e sustentados em cada situação pela presença fiel de Jesus. Podemos dizer que o Espírito Santo “faz” Cristo em nós; O “faz” antes e melhor do que nós, O “faz” viver pela nossa fé nos nossos corações.
Concretamente é o Espírito que constrói a nossa espiritualidade. Se Ele não constrói a casa, em vão trabalham os construtores que pretendem edificá-la. O Espírito é, portanto, o princípio animador de nossa vida interior. Nisso consiste essencialmente a vida espiritual.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib