Não cultive sofrimentos, caminhe para a ressurreição

Precisamos assumir a ressurreição como projeto de Deus para nós

Quem vive o sofrimento não escolhe morar na cruz e colecionar dores, mas sabe que essa realidade é temporária. São incalculáveis os frutos depois da tribulação!

Quando fiquei doente, no último ano de Teologia, não conseguia ler e tinha dores de cabeça. Tive de deixar o seminário; e eu já estava lá há 15 anos. Foi muito difícil! Mas foi necessário que eu saísse para ter um encontro com Cristo.

intensifique-a-sua-vida-de-oracao-nesta-quaresmaFoto: Arquivo CN

Fui para um hospital e, naquele mês de julho, a superiora me disse que estava tendo um “Mariápolis” na cidade vizinha. Sem saber o que era, fui.

Encontro pessoal com Jesus

Durante uma das noites, sozinho, peguei o Evangelho e li Mateus 16,15: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Caí de joelhos no chão e me entreguei de maneira nova a Deus.

A partir daí, tudo mudou. Fico espantado com a visão que Deus me deu! Com muita veracidade digo que o Senhor abriu minha visão espiritual.

Por causa desse encontro pessoal com Jesus, ingressei em um trabalho lindo. Fui para o colégio salesiano, onde havia uma paróquia, e fomos os primeiros no Brasil a presidir Missas para jovens.

Eu pregava, ministrava música e confessava os participantes. Conclusão: por causa de todo esse trabalho, fiquei tuberculoso. O difícil foi ver meu trabalho cortado.

Leia também:
:: Por que devo suportar o sofrimento?
:: O sofrimento nos dá têmpera de guerreiros
:: Por que Deus não me ajuda? 

Fui para o sanatório curar a tuberculose. Passado um tempo, reparei que 80% dos que estavam ali eram jovens. Não me contive, comecei a conversar com eles e a criar confiança.

No entanto, o meu superior me removeu para outro colégio, pois estava trabalhando tanto quanto antes. Caí numa frustração, pois vi que não voltaria mais para o meu trabalho; com isso, cresceu em mim o ressentimento e a mágoa.

Padre Irineu Danelon, hoje bispo emérito de Lins (SP), na época no Instituto de Filosofia, em Lorena (SP), convidou padre Haroldo Rhans a fazer um retiro para os seminaristas salesianos. Ele expôs para nós o que o Espírito Santo estava fazendo no mundo.

Padre Haroldo orou por mim e, depois sozinho, comecei a rezar como nunca havia rezado. Essa foi a grande graça na minha vida! Claro, o encontro pessoal com Jesus foi a porta de entrada, mas o Senhor queria me levar mais além com o batismo no Espírito Santo.

Que bom que não fui para São Paulo! Pude ficar em Lorena (SP) para viver toda essa experiência de fé e amor. Por isso, assumir a ressurreição como projeto de vida faz a diferença. Quem enxerga a vida assim não cultiva sofrimentos, mas, ao passar por eles, lança-se em uma linda caminhada rumo à ressurreição.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.