O Senhor tem suscitado no coração dos simples a expectativa de sua vinda e o seu Reino será implantado definitivamente. São os corações simples que percebem os sinais dos tempos. Sempre foi assim na história da Igreja. É o povo simples que se abre aos sinais de Deus. A sabedoria divina se manifesta aos pobres: no Antigo Testamento eram os “pobres de Javé”; no Novo Testamento, os “pobres de coração”.
Deus nos revela que a sua vinda está próxima. E quais são os sinais? A ação do Espírito Santo nas pessoas e no mundo é o primeiro grande sinal. Leia no livro de Joel:
“Depois de tudo isso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes. E, então, todos os vossos filhos e filhas falarão como profetas: Os anciãos receberão em sonho suas mensagens e os jovens terão visões. Até sobre escravos e escravas derramarei naquele dia o meu espírito. No céu exibirei sinais maravilhosos e, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol vai se mudar em trevas e a lua em sangue, diante da chegada do dia do Senhor, grandioso e terrível” (Jl 3,1-4).
O principal e primeiro sinal é: “[…] derramarei o meu Espírito sobre todos os viventes […]”. Depoi, acontecerá o que está no versículo 4: “No céu exibirei sinais maravilhosos e, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol vai se mudar em trevas e a lua em sangue, diante da chegada do dia do Senhor, grandioso e terrível”. A grande profecia de Isaías diz:
“O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Enviou-me para levar a boa nova aos pobres, para curar os de coração aflito, anunciar aos cativos a libertação, aos prisioneiros o alvará de soltura; para anunciar o ano do agrado do Senhor, o dia de nosso Deus fazer justiça” […] (Is 61,1-2).
Deus abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro do Monsenhor Jonas Abib : “Céus Novos e uma Terra Nova”