Acreditar e amar como João

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib

São João Evangelista foi o primeiro a acreditar em Jesus e o que mais O amou. Por isso, foi-lhe revelado o tempo do fim: o Apocalipse, o nosso destino final.

João, jovenzinho ainda, já era um dos discípulos de João Batista. Quando interrogado se era ele o Messias, João Batista diz que não; ao contrário, ele havia vindo para anunciá-Lo. Ao dizer isso, Jesus passa próximo a eles e João diz: “Este é o Messias, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. O jovem João acreditou nessas palavras e, desde então, acompanhou Jesus. André, irmão de Simão Pedro, foi junto.

Naquele dia, eles passaram a tarde toda com Jesus e o coração de João se acendeu. E sente que só Alguém enviado por Deus poderia ter aquelas palavras tão simples, mas tão profundas. Já nesse primeiro momento, João começa a amar o Senhor. E por amá-Lo profundamente, tornou-se o discípulo amado. Não que o Mestre preferisse o discípulo mais novo aos demais, mas João foi quem mais O amou, e amor atrai amor.

O que Deus quer é que você se coloque no lugar de João. Jesus quer que você acredite n’Ele ardorosamente como João o fez, para que você se torne também um discípulo amado. Não é simplesmente um amor afetivo, pois, muitas vezes, estamos na dor, mas continuamos seguindo o Senhor.

Em sua primeira carta, São João nos mostra que aquele que verdadeiramente ama é quem cumpre os mandamentos de Deus. Ele diz que quem diz que ama e conhece a Deus, mas não cumpre seus mandamentos e não ama seu irmão, é um mentiroso. Mas, ao contrário, aquele que verdadeiramente cumpre os mandamentos divinos, esse sim é que O ama (cf. I João 4: 7-21). É isso o que Deus quer de você. Jesus está querendo que você se identifique com São João.

Hoje, Ele está nos dando a graça de sermos como o discípulo que O ama. Mesmo que você não sinta emoção, afeto, o verdadeiro amor é cumprir os seus mandamentos, fazer aquilo que Jesus quer, viver como Ele viveu.

Porque este apóstolo acreditou e amou, foi o único que seguiu Jesus até a cruz. Foi João quem deu à Virgem Maria a possibilidade de acompanhar seu Filho. Nem mesmo nos momentos terríveis pelos quais Jesus passou, João deixou de amá-Lo; ao contrário, amou-O mais ainda. Podemos dizer que o discípulo sofreu tudo com Jesus.

Quando Maria Madalena diz aos apóstolos que Jesus havia ressuscitado, estes não acreditam, mas João é o primeiro a acreditar, pois se recordou das Palavras do Senhor. O evangelista segue para o túmulo e Pedro vai atrás. Este entra no sepulcro e João vai em seguida. Ele vê e é o primeiro a acreditar na Paixão e na Ressurreição de Jesus.

Tudo aquilo que está no Apocalipse vai sendo revelado a João, por isso, ele já nos deixa em sua primeira carta. “Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus, sermos filhos de Deus. E nós o somos de fato. Se o mundo não nos conheceu é porque também não conheceu o Pai. Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer manifestou-se ainda o que seremos. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele porque o veremos tal qual Ele é” (I João 3,1-2).

Na festa de hoje, São João nos aponta o início do tempo novo, mas também nos aponta o fim. É aí que precisamos ser como ele e acreditarmos que o Senhor virá.

Diga comigo: “Obrigado, Senhor, quero ser como João, o primeiro a acreditar, a amar sempre mais, a ponto de me tornar o discípulo amado. Quero, assim como João, ir com o Senhor até a cruz. Quero acompanhá-Lo passo a passo porque acreditei na sua Ressurreição. Quero ser arrebatado e vê-Lo face a face tal qual é, Senhor”.

Que realmente, Senhor, eu seja um outro João, acreditando, amando e, por isso, acompanhando-O, sendo arrebatado e participando da sua glória por toda a eternidade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.