Você precisa cortar toda infidelidade da sua vida

Veja a situação em que estava José: Maria recebeu a anunciação do anjo, mas não pôde dizer nada a seu esposo [sobre o que havia sido anunciado a ela]; não tinha como explicar. Impelida pelo Espírito Santo, ela foi para a casa de Isabel e permaneceu lá até o nascimento de João Batista. A Virgem Maria foi até a casa de sua prima para ajudá-la e ficou lá até a quarentena de Isabel. Quando ela voltou, estava com sinais claros da gravidez. Imagine a situação de José! Ela não sabia explicar; ele confiava nela, e mais que isso, ele a amava profundamente, mas não tinha sido ele quem havia concebido a criança.

“O que aconteceu? Foi na viagem? Foi lá no tempo em que ela esteve na casa de Zacarias cuidando de Isabel?” O fato é que ela estava grávida e a criança não era dele. Você que é homem, tente imaginar essa situação acontecendo com você. Ainda mais naquele tempo, no qual existia um costume cruel: a mulher que engravidasse de um homem, que não fosse seu marido, e principalmente se fosse no tempo de preparação para o casamento, era apedrejada – o casamento dos judeus era em dois tempos: eles casavam, mas o homem ia preparar a casa e a mulher ia para a casa dos pais preparar o enxoval. Claro que, nesse tempo, eles não mantinham relações conjugais. E foi, nesse tempo, que aconteceu tudo com Maria. A Lei dizia que, especialmente nesse tempo, era uma infidelidade muito grande a mulher ter relação com outro homem qualquer e engravidar. Então, essas mulheres eram cruelmente apedrejadas.

“Homem, está na hora de você retomar, assumir novamente as rédeas da sua casa”, exorta monsenhor Jonas

O Evangelho mostrou o que fez José. Ele pensou em despedir secretamente Maria, porque ele a amava, mas, diante daquela situação tão dolorosa, o Senhor veio em auxílio dele e, durante o sonho, um anjo lhe apareceu e lhe explicou tudo: “Não temas receber Maria por tua esposa, porque Aquele que nela foi concebido foi por obra do Espírito Santo”.

Você acreditaria em um sonho assim? José acreditou, porque amava Deus e era obediente; então, logo que acordou, já obedeceu ao Senhor e fez aquilo que o anjo lhe havia dito, aceitou Maria como esposa. José, além de ser um homem de fé, era também obediente ao Senhor.

Meus irmãos, esta é a Palavra de Deus para todos nós: precisamos ser homens e mulheres de fé. O Senhor tem as rédeas deste mundo nas mãos. Acredite n’Ele, porque Ele é Deus! É o Todo-Poderoso, nos ama e é cheio de misericórdia, por isso é importante obedecer a Deus Pai.

Dê uma “olhadinha” para si mesmo e veja como você é desobediente a Deus! Sem falar nos que são desobedientes ao Senhor e nem sabem o que querem dizer os mandamentos d’Ele, acham que tudo isso é uma coisa antiquada. Quantos de nós, cristãos, frequentamos a igreja, oramos, conhecemos a Palavra de Deus e, na prática, somos desobedientes aos mandamentos d’Ele. Graças a Deus, José foi obediente!

Agora, eu falo muito especialmente aos homens: Deus constituiu você para ser o melhor pai do mundo. Não melhor do que os outros, mas o melhor pai do mundo para seus filhos, para a sua família, até o ponto de se expor pela sua esposa, como José se expôs quando descobriu a gravidez de Maria assumindo o Filho dela. Que você ame, realmente, seus filhos e se entregue por eles! Que você seja o cabeça do seu lar, homem firme, homem honesto, de palavra, homem de fidelidade, porque, hoje, o mundo está nos ensinando lições de infidelidade.

Parece que ser infiel à esposa é “normal”, ter casos por aí, prostituir-se, ter amante parece ser uma “glória”. Até mesmo você, que já tem certa idade para mostrar que é viril, que é potente, além de ter a sua esposa, tem os seus casos, a sua amante… Meu irmão, você não sabe o estrago que está fazendo! Você está fazendo uma rachadura nos alicerces da sua casa. Saiba que você não é infiel somente à sua esposa, mas a toda sua família e também aos seus filhos, e a sua casa poderá cair na cabeça de vocês a qualquer hora.

Hoje, Deus está lhe dizendo para viver na fidelidade, para ser fiel à sua esposa, aos seus filhos, à sua família; por tudo isso, ser fiel a Deus para ser o melhor pai do mundo.

Está na hora de retomar, assumir novamente as rédeas da sua casa. Quanto filho se perdendo por aí, porque o pai é um “banana”, pensa em mil coisas. O pai está no jornal, o pai está na TV, andando com os amigos, está no botequim, mas não tem as rédeas da casa, da família, nas mãos. Deus o constituiu cabeça do lar, não deixe tudo para sua esposa. Graças a Deus que elas têm aguentado tudo sozinhas, pois o papel delas é ser o coração, não a cabeça. A cabeça é você, você precisa assumir o seu lugar de cabeça do lar.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.