Jakeline Megda D’Onofrio
Da Redação
O sacerdote afirma ser muita emoção e honra em ser convidado para pregar neste retiro
Nesta sexta, 12, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, vai pregar no Retiro Mundial de Sacerdotes em Roma. A pregação do sacerdote será, às 4h30 (horário do Brasil), sobre a palavra ‘transformados’, na reflexão intitulada ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’.
Em entrevista para a missão da comunidade em Roma, Itália, monsenhor Jonas falou do que representa para ele participar deste encontro e da sua emoção e honra em ser convidado para pregar neste retiro, representando os sacerdotes do Brasil. Na entrevista, monsenhor cita também alguns pontos que falará na sua pregação:
O que representa para o Senhor participar deste encontro?
É uma alegria muito grande, porque eu tive a graça de participar do primeiro encontro do Retiro Mundial dos Sacerdotes. Imagine: oito mil sacerdotes, na sala Paulo VI, e uma das pregadoras era Madre Teresa de Calcutá, a quem foi dada 45 minutos [para falar], mas ela só falou 20 minutos, os quais valeram por duas horas de pregação. Depois, Papa João Paulo II encerrou o encontro com a celebração da Eucaristia. E uma coisa belíssima: Madre Teresa estava no primeiro banco, e o Papa João Paulo II desceu as escadinhas e a tomou pela mão. Saíram os dois juntos pela Basílica afora e passaram ao meu lado. É claro que o fotógrafo do Vaticano bateu várias fotos, e estas hoje correm por aí, de São João Paulo II andando de mãos dadas com Madre Teresa. Quero dizer que, para mim, é uma alegria muito grande participar deste que, agora, é o terceiro encontro. Quero participar bem e tirar todo o fruto que ele puder me trazer, quero levar este fruto para os meus filhos padres e para toda a nossa comunidade.
:. Veja a pregação do monsenhor Jonas Abib na íntegra em Roma
Acompanhe este encontro: AO VIVO, diretamente de Roma
O senhor participa desde Retiro Mundial dos Sacerdotes, inclusive como um dos pregadores. O que isso representa para o senhor e para o Brasil? De certa forma, o senhor representa todo o Brasil por meio desta pregação.
Sexta-feira é a Festa do Sagrado Coração de Jesus; na parte da tarde, virá o Papa Francisco pregar e, depois, celebrar a Eucaristia de encerramento deste dia. Então, eu brinco dizendo que vou abrir as portas e, depois, o Papa Francisco vem para entrar. Para mim foi uma honra muito grande ter sido convidado. Com tão grandes pregadores do mundo todo – porque são noventa e tantas nações representadas neste retiro –, eu fui escolhido para fazer uma das pregações; mais do que pregar, eu vou testemunhar sobre o meu batismo no Espírito Santo, que foi também o complemento da minha vida. Vou falar do meu encontro pessoal com Jesus, que é a coisa mais importante na minha vida, e, como não poderia ser de outra maneira, vou convidar os padres a se abrirem ao batismo no Espírito e orar por eles, para que recebam o batismo. Também vou falar a eles a respeito do dom de línguas e levá-los a orar em línguas. Eu não sei tudo o que conseguirei, mas o que eu não conseguir, aqui, agora, Deus fará depois. Mas eu penso que muitas coisas conseguiremos, já nesta sexta-feira, porque também é o dia do Sagrado Coração de Jesus.
Veja esta entrevista:
Veja a programação das transmissões no horário de Brasília:
Quinta-feira
7:00 – Santa Missa com o Cardeal Peter Turkson, President of the Pontifical Council of Justice & Peace
11:30 – Reflexão com o tema: “O preço da reconciliação”; Don Livio Tacchini, Italy
12:30 – Testemunhos sobre a Igreja perseguida
Sexta-feira
04:30 – Reflexão com o tema: “Deixe o amor de Deus transformar você”; monsenhor Jonas Abib
11:30 – Reflexão com o tema: “Transformados por amor e para o amor”; Papa Francisco
12:30 – Santa Missa presidida pelo Papa Francisco
Sábado
04:30 – Reflexão com o tema “Capacitados para tornar-se totalmente missionários e discípulos”
7:00 – Santa Missa com Cardeal Beniamino Stella
11:30 – Reflexão com o tema “Vivendo o sacerdócio no poder do Espírito Santo”; monsenhor Joseph Malagreca
12:30 Testemunho de Dom José Ascona
Domingo
4:00 – Santa Missa de encerramento presidida pelo cardeal Agostino Vallini
Veja também:
:. Papa falará sobre o amor no Retiro Mundial dos Sacerdotes
:. Monsenhor Jonas Abib faz entrevista para o Portal Canção Nova