Deus nos dá ânimo, Ele nos dá asas para voarmos sem nos cansar
Muitas vezes, o nosso desânimo existe porque pensamos que Deus perdeu o controle das coisas e nos deixou ao sabor dos acontecimentos. Mas o Senhor está nos pedindo para que fortaleçamos as mãos enfraquecidas e digamos às pessoas desanimadas e deprimidas: Criai ânimo! Vede, é nosso Deus, é Ele quem vem para vos salvar.
Quem introduziu o mal no mundo não foi Deus, porque Ele é amor, é a própria bondade. O causador de todo mal, de todos os problemas, aflições e angústias, que enfrentamos, foi o inimigo de Deus, aquele que quer fazer deste mundo um inferno.
É por isso que Deus está cada vez mais nos animando e nos dizendo por meio do profeta Isaías: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar” (Is 40,31). É assim que o Senhor quer nos formar, pois Ele precisa de um povo forte e valente. O mundo nos fez criaturas frágeis e medrosas, que por qualquer problema caem no desespero.
Como Jesus eu sinto muito, e faço o máximo para me compadecer de suas aflições, porque estamos sendo vítimas de uma “indústria” de problemas. Mas Deus nos dá uma receita: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30). Jugo é uma peça de madeira que colocamos sobre dois bois para que eles andem juntos e com as mesmas passadas e, assim, possam carregar um peso maior.
Muitas vezes, o que nos estraga são as nossas fantasias e aquilo que falamos, porque imaginamos que uma coisa é muito mais difícil do que realmente o é, e também porque as falamos, acabamos concretizando o nosso pensamento.
Não estou fazendo um discurso de motivação, estou lhe dando a receita, porque você pode superar os seus problemas se andar no “jugo” de Jesus, emparelhar-se com Ele. Por exemplo, se você tem um touro muito forte, emparelhado com você, mesmo que seja fraco, juntos vão arrastar um grande peso. Se você estiver junto de Jesus, não tenha medo do jugo e dos grandes pesos, que são os pesos da vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib