Você não deve teimar: “Eu nunca vou perdoar aquela pessoa que me magoou”. Agindo dessa maneira, o único prejudicado é você. Talvez aquele a quem você ainda não perdoou nem saiba de seus sentimentos e viva sua vida normalmente. Mas você, por carregar esse sentimento de mágoa e rancor, se corrói por dentro.
Se sua casa está ficando velha e você quer restaurá-la, primeiro contrata um pedreiro, um pintor. Quando o trabalho se inicia, você vê sujeira por toda parte; chega até a se cansar. Mas, então, a transformação acontece, e você se alegra com a sua casa nova. Assim como um pedreiro ou um pintor, Deus restaura o seu coração, faz uma verdadeira restauração. Seu interior precisa voltar a ser novo para que você viva uma vida nova, cheia da graça de Deus.
Há pessoas que passam o dia todo com a cabeça ocupada por problemas; e por causa deles, não vivem nem descansam. Justamente por isso, você precisa de um coração novo e bom. E é isso que o Senhor quer lhe dar.
Os problemas se originam de erros, pecados, enganos que nós mesmos cometemos, que outros cometeram. Somos culpados ou vítimas. Não é o Senhor quem coloca problemas em nossa vida, mas o inimigo, sim, é sujo e covarde. Ele é quem enche a nossa vida de problemas. Somente Deus pode realizar uma verdadeira faxina em seu interior. Ele é um bom pedreiro. Onde existem pedras, Ele as quebra com a talhadeira; Ele usa o martelo nos locais enrijecidos. Você apenas precisa permitir que esse pedreiro faça a obra e confiar que Ele fará o melhor trabalho, pois sabe o que é melhor para você.
Por isso, queira e permita que Jesus entre em sua vida como bom pedreiro, desentulhando tudo, quebrando o que precisa ser quebrado e reconstruindo o que precisa ser reconstruído, até a total restauração. É o general se colocando ao lado do Seu guerreiro.
Faça a sua parte, perdoe e se reconcilie. Reze pedindo a cura do seu coração:
Senhor, eu hoje Te dou permissão para que entres e restaures o meu coração.
Lava-me com o Teu Espírito Santo e dá-me um novo coração, disposto a amar e perdoar.
Às vezes, no meu peito, bate um coração de pedra, que não quer perdoar, mas eu me decido a perdoar todas as pessoas que me fizeram mal, todas as pessoas que ainda me fazem sofrer.
Por isso, Senhor, envia o Teu Espírito Santo para transformar o meu coração. Amém!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro “Combatentes no Perdão”, de monsenhor Jonas Abib