Fui alcançado pelo Ministério Pe Jonas

É tempo de mostrar o brilho do Carisma Canção Nova para o mundo

Homilia, na íntegra, da missa do dia 14 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por Padre Reinaldo Cazumbá

Estamos diante de uma presença, não a presença simplesmente do corpo do nosso fundador, mas estamos diante de uma presença de vida, porque a vida do Monsenhor nos tocou. O testemunho dele, a vida dele como entrega total a Deus marcou a todos nós que estamos aqui. E nós, olhando para a vida do Padre Jonas, nós queremos, cada vez mais, ser de Deus como ele foi, e posso dizer, como ele é.

Diante do Carisma Canção Nova, fundada por ele, dizem: quando o fundador está vivo, o Carisma ainda está em fundação; e quando o fundador falece, conclui-se a fundação. Significa que a fundação da Canção Nova já foi concluída. Agora, cabe a nós membros, filhos, sermos perpetuadores desse Carisma com a nossa vida. Talvez alguns, tanto de dentro quanto de fora, podem estar se perguntando: “O que será da Canção Nova agora?” Lembre-se de que o Padre Jonas sempre acreditou e acredita que a Canção Nova é uma obra de Deus.

Então, a Canção Nova vai continuar sendo obra de Deus, porque ela não é obra de Deus por causa do fundador, ela é obra de Deus porque é. E por isso, meus irmãos da comunidade, nós precisamos ter o coração cheio de alegria, de esperança, porque o nosso Carisma já está fundado, já está acabado. Agora, precisa ser testemunhado com a vida dos filhos. Com a morte do pai, os filhos, a família não acabam! Então, nós precisamos olhar para o nosso fundador e dizer: “Vale a pena ser Canção Nova!”, “Vale a pena ser de Deus”. O que nós aprendemos com Padre Jonas? Aos 14 anos, eu conheci o Padre Jonas, e eu me encantei com um homem de Deus e quis ser um homem de Deus e quis ser Canção Nova. 

Confirmamos que o Monsenhor Jonas é um homem de Deus!

O que nós aprendemos com o Padre Jonas? Membro da comunidade, o que você aprendeu com seu fundador? Pessoas que estão visitando, que vieram de longe porque foram tocados pela presença e pela pregação do Padre Jonas, e estão aqui para dizer: confirmamos que o Monsenhor Jonas é um homem de Deus!

As pessoas acreditam, acreditam na Canção Nova. E nós, membros, acreditamos no nosso carisma? Precisamos acreditar, porque é obra de Deus. E quando olhamos para o nosso fundador, como ele dizia, não podemos ser menos do que ele. Por isso, meus queridos irmãos, o testemunho, o microfone, o evangelho, a santidade de vida, “ou Santos ou Nada”, cabe a quem? A nós, filhos do Padre Jonas, os filhos que já estão, os filhos que virão. Nós precisamos anunciar a força de Deus que vem pelo Carisma Canção Nova. E ele sempre afirmou, e também está escrito, se o Carisma Canção Nova ressuscitou você, membro da comunidade, por isso você está aqui. Se o Carisma Canção Nova ressuscitou as pessoas que estão vindo, visitando a Canção Nova, significa que a Canção Nova, o carisma, vão continuar ressuscitando vidas. Através de quem? Através de você, membro da Canção Nova. Você não pode ser menos, não se sinta o menor da Canção Nova,  não se sinta o excluído, não pule fora da barca por medo, por receio; e não diga assim: “Ah, o fundador se foi! O que será de nós?” O que será de nós? É o que nós já somos: Canção Nova! O que será de nós? O que já somos: Igreja!

Agora, a Igreja espera muito mais de nós! Ela espera muito mais de nós! Como aconteceu com as congregações. A Canção Nova não pode ser menos do que aquilo que o carisma pede, do que aquilo que o carisma é. A Igreja espera de vocês, meus irmãos, ser Canção Nova, e ser Canção Nova é ter coerência de vida, é buscar a vida de santidade, porque o que o Padre Jonas pregou não foi uma história, uma historinha, não foi algo da cabeça dele. O Monsenhor deu a vida porque acreditou que Canção Nova é obra de Deus. E nós precisamos ter em nós a mesma empolgação do nosso fundador. Nós precisamos ter o vigor do nosso fundador.

Chamo os meus irmãos de comunidade, diante desses dias em que estamos celebrando a vida eterna do nosso fundador, a não desanimarmos. Chamo os meus irmãos a voltarmos para a origem do carisma. Chamo os meus irmãos a darmos a vida pela evangelização, porque o povo precisa de nós. O mundo precisa de um membro da Canção Nova sendo Canção Nova. Vocês não podem ser outra coisa, porque vocês são Canção Nova. Não inventem moda, porque nós já somos Canção Nova por natureza. 

Os que estão, os que virão precisam beber da fonte do nosso fundador. Por isso nós cremos na ressurreição, por isso nós cremos, sim, na santidade do fundador. Padre Jonas me ensinou que de uma pessoa, de uma pedra bruta, Deus pode lapidar e fazer um santo.

Então, você membro da Canção Nova, tem chance. Você, pedra bruta, Deus pode fazer um santo, como fez do Padre Jonas. Olhe para ele, a pedra que ele era. Deus foi lapidando, lapidando, esses anos todos em vida comunitária. O Espírito Santo foi trabalhando o temperamento do Padre Jonas para chegar no ponto que ele chegou. Então, você pode, e digo se é o mesmo Espírito, você pode chegar a ser igual ao seu fundador. 

O carisma é autêntico

Por isso, meus queridos, voltai! Voltai para a origem do nosso carisma, voltai para alegria de ser Canção Nova! E que essa tristeza da perda seja também alegria de ter o primeiro membro da Canção Nova puxando a fila da santidade. Quando olhamos para o nosso fundador, você que conviveu com ele, você que abraçou, agora é tempo de mostrar o brilho do Carisma Canção Nova para o mundo.

Não desista da sua vocação! Não desista do seu chamado! O que você aprendeu com seu fundador? O povo de Deus que está aí! O que você aprendeu com Padre Jonas? O nosso coração precisa retomar a meta pela santidade, retomar a meta de ser um carisma autêntico, porque é de Deus. Retomar a meta na evangelização, retomar a meta de que precisamos preparar um povo bem disposto para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Meus irmãos, retomem a sua vocação, porque o fundador acreditou e acredita na sua vocação. E se ele o tem como um filho, como uma filha, ele o acolhe e intercede por você. Você precisa acreditar na sua vocação. E nós, como disse Padre José Augusto, nós não podemos parar de anunciar, não podemos parar de evangelizar, e, além de tudo, não podemos parar de falar a Verdade. 

Anunciemos e denunciemos como sempre fez o nosso fundador, por isso essas celebrações são para animar o nosso coração, para olharmos para a celebração da vida eterna do nosso fundador. Com o coração triste sim, mas se perguntando: “Você está preparado para morrer? Você fez o seu caminho de santidade como Padre Jonas fez?” Você, como filho, não pode ser menos do que ele, porque ele imitava e sempre imitou Cristo.

Meus queridos, voltemos, retomemos, olhando para o nosso fundador, retomemos a nossa vocação Canção Nova, porque, um dia, fomos alcançados pelo Ministério do Padre Jonas, e estamos aqui. E as pessoas precisam ser alcançadas pelo seu Ministério como Canção Nova, para um dia quem está aí possa estar aqui. Voltemos para a essência.

A fundação do carisma foi acabado

Coloque a mão sobre o seu coração e vá pedindo isso, que você volte para a essência do Carisma Canção Nova. A fundação do carisma foi acabada, tudo já foi revelado. A Canção Nova não está mais em fundação, ela, agora, está se concretizando e se fundamentando cada vez mais. 

Por isso, meu querido, minha querida, volta para a origem, volta para a fonte, porque você foi alcançado pelo Ministério do Padre Jonas. E você, filho dele, filha dele, que o Senhor derrame sobre nós o Espírito Santo como agia na vida do nosso fundador. Dai-nos o Espírito Santo, Senhor, com agia na vida do Padre Jonas, porque somos filhos dele. E estamos aqui louvando a Ti, Senhor, porque a entrega de um homem totalmente a Ti arrastou gerações. E eu faço parte dessa geração que foi alcançada pelo Ministério do Padre Jonas.

Transcrição e adaptação: Melody

Assista à Santa Missa de Corpo Presente do Monsenhor Jonas Abib – Padre Reinaldo Cazumbá

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.