Exéquias Dom Orani Tempesta

“Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11,25)

Homilia, na íntegra, da missa do dia 14 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por Dom Orani Tempesta

Nós ouvimos agora, no Evangelho, caríssimos irmãos e irmãs, a palavra de Jesus diante de Marta, que falava de Lázaro, que tinha morrido. E Marta dizia que acreditava na ressurreição. 

E nós, caríssimos irmãos e irmãs, estamos aqui justamente por isso, nessa certeza da vida que não termina com a morte, não termina no caixão nem no lugar do sepultamento. Aqui, ficam os restos mortais, esse tempo do Espírito Santo que atuou, agiu e teve uma história, mas a vida continua.

Nós cremos na vida que dura para sempre. Nascemos para viver eternamente. E nós sabemos que a nossa vida, mergulhada no Cristo Ressuscitado nos dá essa garantia de que, uma vez terminada a nossa caminhada, que se os nossos olhos se fecham para as realidades do mundo, eles se abrem para a eternidade, para encontrar Aquele de quem e de onde nós viemos, e que é a nossa casa, a nossa vida e a nossa pátria. 

A vida continua

A palavra do Evangelho lembra bem isso para nós. Jesus vai fazer voltar a vida Lázaro, como sinal daquilo que deve acontecer na vida de cada um quando recomeça a sua vida, quando se converte, mas também na certeza da vida que dura para sempre.

É um sinal fortíssimo para aquele momento, trazer de volta alguém que já estava há muito tempo sepultado. Mas além de mostrar justamente a vida que é renovada, é também a certeza da vida que é transformada. Portanto, nós também cremos no Cristo Ressuscitado e cremos que o Senhor nos reserva e nos prepara uma casa, uma morada no céu. E essa morada, meus irmãos e irmãs, é onde não haverá nem dor, nem sofrimento, nem dificuldades, mas a Bem-aventurança eterna. 

A certeza da morada eterna

Eu tenho certeza de que o Monsenhor Jonas agora goza desta Bem-aventurança eterna, e, ao mesmo tempo, as suas palavras estão gravadas. Hoje, com os meios de comunicação que nós temos, outros tipos de meios também, aquilo que o Monsenhor Jonas pregou com relação a vida eterna, estão gravadas para sempre. Tanto nas gravações feitas pelos meios de comunicação, como nos livros que escreveu, no coração daqueles que ouviram as suas pregações. Tanto o povo de Deus como também a Comunidade, com o carisma que ele fundou, vão levar no seu coração, gravado para sempre, a fé deste homem de Deus que marca um pouco do tempo da nossa história da Igreja no Brasil, com vários aspectos, vários momentos importantes e faz parte de um movimento que não foi planejado por ninguém, mas sim pela ação do Espírito Santo, que trouxe, nesta região sudeste, vários momentos de evangelização, que depois se espalharam pelo Brasil a fora. 

E justamente estas palavras de pregação, palavras que depois também se transformaram em situações, em comunidades, em celebrações, estarão gravadas para sempre. ”Sei que o meu redentor vive e na minha pele, O verei face a face.” (Jó 19, 25) .

É neste aspecto, meus irmãos e irmãs, que nós celebramos a vida. Sim, nós choramos, sentimos a falta da presença física, sentimos o aconchego desta presença, e isso faz parte do nosso sentimento humano. 

Monsenhor Jonas Abib sempre tinha um sorriso no rosto

Sempre que eu vinha, aqui, na Canção Nova, algumas vezes pude estar com ele, e outras vezes, mesmo quando ele não podia devido à doença, telefonava dando as boas-vindas. Uma amizade antiga, desde quando a família morava em nossa paróquia, lá em São Paulo. Eu era estudante, bastante jovem, e pude assim conhecer um pouco da família que tinha um padre Salesiano.  

Mas sempre este sorriso, que se de um lado nós sabemos vê-lo nas várias fotografias, nos vários encontros, na própria voz de que a alegria vai ressoar sempre em nossos corações, em nossa vida, nós sabemos que ele continua, justamente nesta mesma dimensão de poder estar anunciando a salvação em Jesus Cristo, anunciando a vida, proclamando, dentro de uma caminhada da Igreja no Brasil que marca a nossa história. 

Pelo menos nesta fase, da década de 60 em diante, tem vários momentos importantes. Virão outros momentos, como também no passado, em outras regiões viveram outros momentos também, mas, sem dúvida, a história da Igreja do Brasil não pode ser escrita sem esta presença do carisma de Monsenhor Jonas nesta época da história.  

Além dos fatos, dos feitos, o que marca é justamente o seu amor a Jesus Cristo. Se nós olharmos as suas pregações, suas orações, suas celebrações, sempre esse amor a Cristo, e tudo vem de Jesus Cristo. E ao mesmo tempo desse amor a Cristo, o amor pelas pessoas para que se salvem, para que ninguém se perca. Por isso ele doou a sua vida, entregou a sua vida. 

Leia mais:
.:Assista às homenagens dedicadas a Monsenhor Jonas
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Bruno Costa
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Rivelino
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Márcio Prado
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Wagner Ferreira
.:Missa do dia 13 de dezembro das Exéquias de padre Jonas Abib, presidida por padre Roger Luís e Dom José Palmeira Lessa

Comunicador de Jesus Cristo de todas as formas

Deus foi atuando, e lhe deu o carisma de fundar uma comunidade, de começar uma comunidade, além de tantos outros trabalhos, especialmente naquilo que se distingue bastante, que é a questão da comunicação, de continuar evangelizando através dos meios de comunicação a distância.

Portanto, ao celebrarmos, hoje, esse retorno ao Pai, de Monsenhor Jonas, nós sabemos que podemos olhar a sua vida como foi até hoje. E a Igreja, muito sabiamente, vê, neste último dia da sua vida, o verdadeiro dia do seu nascimento, o vere dia natalis, o dia do nascimento para a eternidade.

Nós olhamos toda a nossa vida e quando nós nascemos, não sabemos o que vamos ser, mas quando nascemos para a eternidade, nós sabemos o que somos, o que fomos, e por isso mesmo é o verdadeiro dia do nascimento, por isso nasceu para a eternidade. 

Já tinha nascido, evidentemente, no meio de nós, pelo batismo também, um novo nascimento, mas a sua vida se tornou como alguém que se deixou permear pela vontade de Deus, pelo plano do Senhor. E escreveu, justamente com a sua vida, “meu Redentor vive e eu O verei face a face .” E Ele, enquanto Redentor, ressurreição e vida, agora pode desfrutar dessas bem-aventuranças, e tenho a certeza de rezar por nós e interceder por todos nós que aqui continuamos, para que nós também, caríssimos irmãos e irmãs, diante de tudo isso, peçamos a Deus esta graça de podermos ir até o fim da nossa vida, fiéis ao Senhor, fiéis ao Evangelho, vivenciando o nosso carisma, gastando a nossa vida pelo Evangelho, pela Palavra de Deus, para que as pessoas tenham vida e vida em abundância, vida em plenitude, anunciando Jesus Cristo Nosso Senhor.

Fiel ao Senhor Jesus até o fim

Por isso, esses dias são para reflexão. A dor, o choro, a ausência fazem parte da nossa vida, mas a fé plenifica, enche-nos de certeza e confiança. Nós não nos separamos, apenas estamos unidos de uma outra maneira, de outro jeito. Sabemos que ele continua vivo, e nós rezamos para que nós continuemos firmes na nossa vida e na nossa missão, na nossa caminhada missionária, no nosso trabalho de cristãos. 

Deus proporciona a todos nós, dons, para que, neste tempo presente, nós não nos esqueçamos de andar na Sua vontade. Para que, no meio de tantas confusões do mundo – cada época tem as suas confusões, como também na época que ele começou a sua caminhada sacerdotal, ou quando ele começou também a sua caminhada carismática, ou quando começou também a Canção Nova, existiam muitos problemas no mundo –, mas longe de ficar tímido com os problemas, deixou-se conduzir pelo Senhor, deixou-se permear pelo Senhor e pela ação do Espírito Santo, para que pudesse proclamar: “O Senhor vive e está no meio de nós.”  

Ao mesmo tempo, sabendo que Ele é ressurreição e vida, possa, cada vez mais, do Céu, rezar para que nós possamos chegar ao final de nossa vida também vivendo cada dia com generosidade e disponibilidade, para sermos evangelizadores, porque o mundo de hoje necessita de homens e mulheres que vivam, com alegria e generosidade, o carisma, a abertura à ação do Espírito Santo e à missão evangelizadora. 

Sejamos evangelizadores como Monsenhor Jonas

Nós somos testemunhas de um belo e importante momento na história da Igreja do Brasil, nós somos testemunhas dos acontecimentos. Passemos aos filhos, aos netos, aos conhecidos, aquilo que nós experimentamos. Sem dúvidas, são muitos os depoimentos daqueles que escutaram as pregações, que conviveram com o Padre Jonas, com o Monsenhor Jonas, e que permanecem nos corações. 

Que nós façamos a nossa parte de evangelizadores hoje, e que aquele que está diante de Deus reze por todos nós, para que possamos ser fiéis e viver sempre mais, sem perder de vista a nossa direção final, que é justamente estar junto de Deus e preocupar-se, cada vez mais, em contagiar o mundo com o bem e com a paz.  

Nós louvamos a Deus pela vida do Monsenhor e, neste dia em que ele voltou para o Pai, abençoado, intercedendo a Nossa Senhora, justamente quando ele volta para casa, quando ele parte para a casa na vida eterna, sempre em dias marianos, possa tê-lo tomado pela mão e o levado para o seu Filho Jesus, e tê-lo abraçado. “Bem-vindo de volta a casa!”. E ao mesmo tempo a visão beatífica da Santíssima Trindade.

Amém. 

Transcrição e adaptação: Ester Vieira

Assista à Santa Missa de Corpo Presente do Monsenhor Jonas Abib – Dom Orani Tempesta

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.