A receita para sermos felizes

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, nesta quinta-feira (28).

“Oxalá, ouvísseis hoje a voz do Senhor! Não fecheis os vossos corações”. Fiquei impressionado ontem quando, preparando-me para a celebração da Santa Missa de hoje, li qual era a primeira leitura. Sempre que deparo com esta Palavra, que está no livro de Jeremias, ela me toca: “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jr 7,23).

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova

Nós não ouvimos as Palavras de Deus por causa do nosso coração rebelde, empedrado. Mas o Senhor está nos mostrando que não é assim. “Segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes”.

Abaixo toda essa nossa rebeldia! Quando Deus nos dá normas e direcionamentos é porque quer o nosso bem. Pensamos que, conduzindo a nossa vida de acordo com a nossa cabeça, seremos felizes, mas os fatos nos mostram quanta “burrada” já fizemos que trouxeram conseqüências infelizes para nós e para os outros. Nós queremos ter as rédeas da nossa vida em nossas mãos quando a única coisa que o Pai nos pede é que escutemos a voz d’Ele.

Jesus diz a Jeremias: “Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente” (Jr 7,24). Essa Palavra não é apenas para o povo de Deus daquele tempo, mas também para nós. “Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca” (Jr 7,28). A nossa nação não é assim? Deus está nos dizendo que somos a nação que não escuta a voz d’Ele.

O mais duro é o final: “Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”. Por que as pessoas não falam palavras de fé e confiança? Porque a nossa fé morreu, foi arrancada do nosso coração. Mas, então, o que devemos fazer? O único jeito é começar por cada um de nós, pois somos os primeiros a precisar ouvir a voz do Deus. Não fechem os seus corações; pelo contrário: ouçam, todos os dias, a Palavra do Pai e estejam atentos a ela. Você tem a graça de ouvir a voz de Deus nas Celebrações Eucarísticas, nos programas da Canção Nova, nas pregações. Aproveite e, além de ouvi-la proclamada, rezada, abra o seu coração, pois assim este vai ficando cada vez mais aberto. Você precisa ouvir e ler a Palavra de Deus.

A Canção Nova nasceu de um livro que eu escrevi: “A Bíblia foi escrita para você”, que é uma receita para ser colocada em prática. Muitas situações serão transformadas a partir do momento em que você ouvir Deus. A Palavra d’Ele é como um remédio que começa nos curando por dentro. É isso o que Ele está lhe dizendo hoje: “Comece por você”.

Os problemas da sua família terão solução, mas para que a graça aconteça sempre, é preciso ouvir o que Deus nos fala.

“Senhor, quero ouvir a Tua Palavra, quero ter o meu coração mudado. Abre o meu coração”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.