'A têmpera dos santos' (+áudio)

Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei” (Is 41,13).

Deus falou esta palavra de consolo por meio de Isaías e, hoje, a fala para nós, porque a Palavra do Senhor se aplica em qualquer tempo, especialmente com relação ao que estamos vivendo.

Nós, Igreja, somos como uma “ilha” cercada de problemas por todos os lados. Somos assolados por eles, e a razão disso acontecer está descrito em Apocalipse 12:12, no qual a Palavra de Deus diz que o “dragão”, que é o inimigo do Senhor, sabendo que pouco tempo lhe resta, vem sobre nós com grande furor e ira. É por isso que temos sofrido tanto. Até os nossos erros, os vícios e os pecados já são o resultado daquilo que ele está fazendo.

.: Ouça trecho dessa pregação

Quantos de nós lutamos contra o nosso jeito de ser e nos envolvemos com brigas, violências, impurezas da mente e do corpo. A força e a violência da tentação são tão grandes sobre nós que, muitas vezes, não resistimos.

Sei que os problemas nos abatem, as doenças nos atingem e não temos forças para lutar contra tudo isso. Mas o Senhor nos pede para sermos fortes, pois os problemas existem, e pode ser que nunca desapareçam, porque eles não dependem de nós nem de Deus, mas das pessoas. Não há sofrimento sem sofrimento, não há cruz sem cruz, o sofrimento é real, e são justamente os resistentes, os que sofrem na carne, que ousam levantar a cabeça e prosseguir, conseguindo a vitória.

Nós precisamos pedir a Deus a têmpera de João Batista, para que nos enchamos da coragem do Senhor e possamos ver céus novos e “terras novas”. Assim como o martelo de ferro, nós precisamos ter têmpera, precisamos passar pelo calor, pela água e pelo óleo, porque é pelo “calor” dos sofrimentos que passamos por esse “vale de lágrimas”, da qual fala a Sagrada Escritura. Mas é pelo refrigério que o Senhor nos concede o alívio, e, finalmente, quando somos banhados pelo “óleo” do Espírito Santo é que adquirimos têmpera.

A vitória final será do Senhor e nossa também, mas é preciso lutar.

“Senhor, que na Santa Missa de hoje, mais uma vez participando do seu sacrifício, comungando-O, sendo um contigo e recebendo a unção do seu Espírito Santo, nós tenhamos a têmpera de João Batista e de São João da Cruz”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


: 70 anos de fé
Venha celebrar na sede da Canção Nova, em 21/12/2006


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.