Abreviou-se o tempo!

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib
Monsenhor Jonas

Jesus ao andar por aquelas cidades próximas a Cafarnaum, pregando o evangelho, curando os doentes, expulsando os demônios, realizando curas, sinais, prodígios, milagres, mas principalmente levando aquele anúncio de uma vida nova, totalmente diferente daquela ao qual eles imaginavam. Realmente só pôde chamar a vida do Reino do Céu, já começando nesta terra. Porque justamente era uma vida do Reino dos Céus, o príncipe deste mundo estava colocando todo empecilho, dificuldade, oposição e claro; ele dá um tapa e esconde a mão e quando Jesus chegava e havia uma pessoa possuída, dizia com voz estrépito, cavernosa, terrível, eles diziam quem Ele era: “Jesus de Nazaré!”, mas, não se manifestava, e, então o inimigo fazia oposição, barreira, bloqueava através de pessoas.

Os sacerdotes, sumo-sacerdotes, os escribas, os doutores da lei faziam toda uma oposição a Jesus, e àquela vida nova que Jesus estava trazendo; a palavra Dele. O Reino que Ele estava anunciando, vida dos Céus, começada aqui na terra. E, Justamente porque, ele viu que o povo simples, pobre, perseguido, vamos chamar assim; ‘aquele povinho’, desprezado pelos grandes. Eles acolhiam, abriam o coração; não somente, mas eles tinham sede daquela vida que Jesus estava lhes anunciando, e absorviam e se abriam para realizar.


.: Galeria de FOTOS da Santa Missa :.


E, voltando para Cafarnaum Jesus se expressou assim: “Eu te louvo e te bendigo porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos, eram os sumo-sacerdotes, sacerdotes,escribas, eram os doutores, os professores, mestres.” Escondestes para eles e “Tu as revelastes aos pequeninos!”.
Jesus diz: Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.(Mateus 11,28)” E os mansos e humildes de coração isto é o ‘Anavim’ que são os pobres. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Eles estavam acolhendo a palavra de coração, e tendo sede

Tomai sobre ti o meu jugo que sou o ‘Anavim’ por excelência, humilde por excelência, pois sou manso e humilde de coração. Encontrareis descanso para vossas almas.

O que é jugo? Para nós que somos da roça; pois o pessoal da cidade já não mais conhece isso. Canga [pau de madeira] colocada em bois, que andavam em parelha, andando no mesmo ritmo, no mesmo passo, para carregar a carroça. Jesus está falando disso; a canga Dele é suave. Vai carregar o fardo que é leve, é renunciar a satanás, adentrando dentro do Reino de Deus, pois é o oposto do que se pensam; o fardo do mundo não é suave, assim que alguns pensam.
Está tudo liberado, tem segurança governamental, para realizar tudo o que querem, tendo apoio: como Sodoma e Gomorra. Hoje se pode tudo! E, como o mundo cobra caro estes momentos passageiros de prazer, e não de verdadeira felicidade. Até mesmo os pais de vocês que estão se consagrando e vão se consagrar, não acabam entendendo, imaginem então os seus amigos, colegas quando vocês se encontram; eles não entendem. Dizem que você está enterrando sua vida, jogando fora sua vida, perdendo as oportunidades, perdendo a sua juventude. É assim que eles pensam, mas é justamente o oposto, pois, Jesus usa para nós uma palavra muito linda que é muito mais do que feliz: “Bem aventurados!” que é uma aventura que vencemos com alegria, satisfação, realização, com verdadeira felicidade. É isso que o Senhor nos dá. E por esta razão, nós optamos por andar na parelha de Jesus, colocando o jugo Dele em nós também e não andamos mais no nosso ritmo, no nosso passo, não realizamos mais os nossos próprios sonhos, buscando nossas metas, nossas ilusões, assumimos as metas, sonhos, motivos, razões de Jesus, e mais ainda; andamos, pensamos, sentimos e vivemos com Ele. E, andar nos passos Dele, às vezes temos que aprender e muitas vezes tropeçamos e quando percebo que estou errando, acerto o passo. Temos que muitas vezes acertar o passo!

Monsenhor Jonas na missa de compromisso da Comunidade Canção Nova

Jesus está nos olhando com alegria: “Este meu filho, esta minha filha, estão aprendendo a andar no meu ritmo, seguindo os meus passos deixando-se transformar a minha imagem e semelhança, a ser como eu, a ser como um outro Jesus para o mundo, pois, ele está precisando, realmente de Jesus, que leve encarnado em si, aquilo que é, que fala, que pensa, na mentalidade, daquilo que Jesus é, pensa, sente, realiza, vive. Jesus chama-os também de Sal, luz, fermento e fizemos e repetimos hoje com ele o compromisso. Precisamos da qualidade de ser Sal, os cristãos estão precisando desta radicalização. Naquilo que Jesus é, e daquilo que Jesus fez.

Muitas nos chamam de radicalistas. E honramos, e devemos ser, somos! Pois estamos plantados aqui para crescer e dar os frutos do Reino. Isso quer dizer santidade, quer dizer santificação de vida. Agora radicalismo é outra coisa, e todos os “ismos” compõem-se de exageros!
Não estamos vivendo o radicalismo! Queremos ser Sal e precisamos ser, e acolhemos ser Sal. Pois nós somos fermento, que se perde na massa para o proveito da massa, morremos para nós mesmos, fermentando a massa, aumentando a massa, ou como luz de vela, que vai se gastando para iluminar. Esta graça o Senhor nos deu para realizar.

E, tivemos a graça de sermos escolhidos para isso. Aqui fala de um povo, e somos este povo, mas traduzo aqui no singular; você meu filho e minha filha: “Tu és um consagrado ao Senhor teu Deus! O Senhor teu Deus te escolheu para seres o seu preferido”! Não é pouca coisa. Não por seres o maior, mas porque és o menor de todos! Mas, na verdade porque fostes o menor, o mais simples, nada de orgulho de auto-suficiência, nada de vaidades. Nada, nada, nada… Tudo isso se opõem ao Reino de Deus.
Precisamos saber, claro, pois precisamos! Precisamos aperfeiçoar, e claro, mas continuando humildes, precisamos realizar, e graças a Deus estamos realizando. E, temos de nos conservar simples, pobres, humildes.
Como Maria, o Senhor olhou para a humildade de tua serva: “O Senhor fez em mim maravilhas! Por isso as gerações ao de chamar-me de bem aventurada!” E nos chamarão, e alguns já assim nos chamam, porque o Senhor olhou para a humildade de teu servo, tua serva.

Porque o Senhor te amou e quis cumprir em ti, os juramento que ele fez aos nossos pais. Por isso que ele te resgatou das mãos do ‘faraó’. E você sabe de que ‘faraó’ estou falando. Não daquele do Egito, mas esse ‘faraó’; príncipe deste mundo. Se verás pois que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam os seus mandamentos. Guarda pois os mandamentos, as leis, os decretos que descrevo, pondo-os em prática.

E o compromisso que vamos fazer; alguns pela primeira vez, alguns vão renovar, sendo a nossa primeira regra de vida; o evangelho! O modo viver, o modo de ser do evangelho! O modo de ser, de viver o Reino dos Céus aqui na terra.
O Senhor antecipa tudo. Ele põe sua páscoa bem antes. Dizendo-nos Meu filho, minha filha, sua páscoa foi traga para mais perto. Pois aos 30 anos, Jesus, entrou na vida pública, aos 30 anos nós Canção Nova estamos entrando na vida pública e sabemos como foi a vida de Jesus a partir dos 30 anos. Ele terminou com a páscoa, ele terminou com a Ressurreição, mas passou pela “Cruz”. E, tendo passado por tantas crucificações, com tanto empecilho, oposição, postas a Ele e a vida nova que ele estava trazendo. Mas, como Ele não pararemos, pelo contrário, preparados por 30 anos, equipados, treinados, experimentados, provados depois de 30 anos. Entramos com tudo para realizarmos a mesma missão de Jesus. Tendo a Ele e ao Espírito, quando começou a sua vida pública. E o Espírito vai nos conduzir, como conduziu a Jesus. A páscoa antecipou-se. E, logo depois, Jesus subiu ao Céu e sentou a direita do Pai e está esperando; pois eu queria que você fizesse parte do meu Reino, disse Jesus. E, se eu viesse logo depois, você não estaria no meu Reino. Quis dar tempo ao tempo, para que você escolhido por mim,preferido por mim viesse a esse mundo, fizesse parte deste Reino.

Justamente neste ano, darei a minha subida ao céu, se antecipou também a minha vinda, e definitiva está muito perto. Por isso, meu filho; que a santidade da minha vinda, apresse a mim o Senhor porque eu logo virei! E agora, é tudo, ou é tudo. Ou é santo, ou santo! Quando se chega a maturidade dos 30 anos, não há meios-termos e que beleza isso; não é uma opressão, pelo contrário, uma grande libertação. Somos chamados a dar tudo, e tudo por esta causa, mais nobre. Porque nos Céus novos, na Terra Nova, nós iremos morar. E, não queremos morar sozinhos; queremos levar, muitos e muitos e muitos… E, quando chegarmos lá, vamos ver pois demos tudo, para que isso acontecesse. Abreviou-se o tempo! Abreviou-se o Tempo! Jesus está dizendo a nós, convertei-vos e credes no evangelho, porque se creio, então, vou viver! Porque o Reino dos Céus está próximo. Céus novos e Terras Novas estão próximos! Vivei o evangelho e para isso então, convertei-vos e crede no evangelho. Que a santidade da minha vida, apresse o Senhor que ele logo virá!


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.