Coloque nas mãos de Jesus as rédeas da sua vida

‘O Filho do Homem é Senhor também do sábado’(Mc 2,28). Para entendermos bem isso, os judeus não observavam o domingo; pelo contrário, ainda hoje, eles observam o dia de sábado, pois, para eles, este era o dia mais sagrado, era o dia do Senhor. Eles, então, não faziam nenhum tipo de trabalho braçal nesse dia. Com o passar do tempo, especialmente os fariseus, que queriam observar a lei nos seus mínimos detalhes, começaram a idolatrar o sábado deixando de fazer muitas coisas simples, reprovando também aqueles que as faziam, como vimos no Evangelho de hoje.

‘Os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração’

Meus irmãos, nós estamos vendo o ridículo a que chegaram aqueles homens, porque quiseram ser observantes, mas apenas com mentalidade humana. Como Jesus disse, eles se preocupavam com coisas mínimas, “coavam um mosquito, mas engoliam um elefante”. Nós todos corremos o risco de nos apegarmos às coisas pequenas e triviais, sem nos preocupar com o mais importante. Hoje, graças a Deus, pelo Evangelho, nós temos o mais importante.

O Senhor disse que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado, portanto, o Filho do Homem é Senhor também desse dia [sábado]. Uma vez que o sábado para eles era uma coisa tão sagrada, quando Jesus diz que Ele, o Filho do Homem, é o Senhor também do sábado, está afirmando que é Senhor de tudo.

Hoje é o dia de assumirmos o senhorio de Jesus na nossa vida. “Jesus é o Senhor da minha vida e eu O assumo”. Ele é o Senhor de tudo, porque Ele criou tudo e cada um de nós. Não apenas isso, mas porque, infelizmente, nossos primeiros pais pecaram e nascemos com o pecado original, o Pai enviou o seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para ser o nosso Salvador. Cristo não teve dúvida de ir até a cruz para nos resgatar, foi assim que Ele se tornou o Nosso Senhor.

O Senhor não nos comprou por ouro ou prata, mas pelo preço do seu próprio Sangue, por isso se tornou, verdadeiramente, o nosso Senhor. Ele deu a vida d’Ele pela nossa vida, portanto, Jesus Cristo é o Nosso Senhor.

Precisamos ser práticos, porque se nós O assumimos, também precisamos assumir o senhorio d’Ele. É Ele quem manda na sua vida. Hoje é o dia de você colocar nas mãos de Jesus as rédeas da sua vida.

Prestemos atenção às coisas que nós vivemos até agora. Quantas coisas fizemos de errado! Como nos atrapalhamos e atrapalhamos os outros! Quantas coisas nós nem imaginávamos fazer e fizemos porque quisemos comandar a nossa própria vida! E, dessa forma, só a estragamos.

Deus está lhe dizendo: “Desista, minha filha, de querer comandar a sua vida. Ao contrário, passe o comando dela para as minhas mãos, porque Eu sou o Senhor. Tome, agora, uma direção totalmente nova”. No fundo do seu coração, vá fazendo já isso. Queira, realmente, que Ele dirija a sua vida toda.

Eu estou pregando para mim em primeiro lugar. Deus me deu, além da minha família humana, uma família muito grande: a Canção Nova. Muitas pessoas fazem questão de se sentir da família e sintam-se mesmo! Muita gente me toma como pai, e sou obrigado a me sentir assim, pois se eu tive alguma “incisão” na sua vida para que você mudasse o rumo dela, tornei-me um pouco seu pai. Eu sou o primeiro a passar o comando da minha vida e da minha família para as mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Jesus, muito obrigado, porque eu passo, hoje, o comando da minha vida e da minha família de sangue, da minha família Canção Nova e essa grande família que o Senhor me deu para as suas mãos, porque eu sou muito pequeno para comandar a minha vida. Aceite-a, Senhor”.

Provavelmente, você se preocupe com seus filhos. Talvez você tenha perdido a esperança, porque eles vivem no alcoolismo, no mundo das drogas, não vivem mais em casa, o decepcionaram, ou engravidaram… Não sei o que está acontecendo, mas você tem os seus filhos e hoje é o dia de passar o comando da vida deles para as mãos do Senhor.

Talvez você se reprove por não ter conseguido educá-los. Não se culpe; o sentimento de culpa é terrível, ele acaba conosco, é tóxico, nos faz um grande mal. Você fez tudo aquilo que pôde. Retire do seu coração qualquer sentimento de culpa; deixe-o [sentimento de culpa] de lado e ponha nas mãos de Jesus a vida de seus filhos e também o que aconteceu no passado. Diga ao Senhor que você quer ser pai e mãe segundo o coração d’Ele. Deixe todo o seu passado e seu futuro nas mãos de Deus, porque Ele é o Senhor do tempo. Que você seja o pai que Deus quer que você seja, a mãe que Ele quer que você seja.

Pode ser que você tenha grandes bens; talvez seja um empresário, tenha um carro, uma fazenda… A melhor maneira de administrar o que você tem é entregar tudo ao Senhor, pois você os tem porque foi Ele quem os deu para você.

O tempo passa e como nós o administramos mal! Os americanos dizem “Time is money” [tempo é dinheiro], mas o tempo não é apenas dinheiro, é o tempo minha salvação e a dos meus. É tempo de nós “gastarmos tempo” para ganhar almas. Só assim aprenderemos a não perdê-lo. Um grande arrependimento que eu tive foi esse, pois com essa minha ausência, acabei gastando, inutilmente, bastante do meu tempo. Hoje, junto com você, eu me arrependo, peço perdão e passo para as mãos do Senhor a administração do meu tempo.

“Quero administrar, Senhor, o meu tempo segundo a sua mente e o seu coração. Não como eu penso, mas como o Senhor pensa. Sei que vou errar, mas, com toda força do meu coração, eu entrego, em suas mãos, o tempo que o Senhor me deu. Amém”.

Meus irmãos, Cristo é o Senhor. Se Ele é o Senhor do sábado – a coisa mais sagrada para um judeu –, Ele é o Senhor de tudo. Tudo o que você é e tem precisa ser d’Ele. Passemos, hoje, para as mãos do Senhor o que é d’Ele: a nossa vida, o nosso ser. Essa é a grande aliança que Deus fez conosco. “O Senhor se lembra da aliança” (Sl 110).

“Senhor, quero lembrar-me sempre desta aliança, pois sou o seu servo e estou a seu serviço. Quero observar exatamente essa aliança e lembrar-me dela”. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.