Reflexão

Como as virgens prudentes

Não dá para improvisar na hora em que Jesus vier

“Transborda em toda a Terra a bondade do Senhor, o seu e os prodígios que Ele realiza (Sl 32).

Pena que, muitas vezes, não estamos sintonizados para tocar o seu amor infinito e a sua misericórdia sem par.

Quando pensamos na vinda de Jesus, imaginamos um fim horrível, mas o que realmente acontecerá é o que o Senhor virá e acabará com todo o mal do mundo, acabará com aqueles que persistiram numa vida errada. Embora o inimigo de Deus nos atormente, para que não alcancemos a salvação, quando Jesus vier, o inferno será fechado e lacrado, e todo o mal que existe na terra será eliminado. A nossa família se reencontrará no Céu. Será uma vida eterna.

Foto: Wesley Almeida /cancaonova.com

Às vezes, até pensamos que será algo chato, que ficaremos o tempo todo parados e contemplando o Senhor. Mas Jesus nunca nos disse que seria assim; ao contrário, Ele sempre nos falou em vida eterna, uma vida em que não haverá dor nem sofrimento. Haverá vida em plenitude.

O Evangelho de Mateus, capítulo 25, nos diz que precisamos vigiar e viver cada dia como se Jesus viesse hoje, porque não sabemos a que hora Ele virá. Todos os sinais mostram que sua vinda se aproxima. Isso é certo, nenhum cristão duvida. O Evangelho nos mostra as moças imprevidentes que saíram ao encontro do noivo e não levaram óleo consigo. Esse óleo se refere à nossa vida, e esta não pode ser improvisada. É a vida na qual estamos esperando pela vinda do Senhor!

Se você soubesse que o Senhor viria hoje ou amanhã, como seria a sua vida? Como você procederia? Com certeza, seria um corre-corre, não é verdade? Você, com certeza, desejaria mudar de vida radicalmente! É assim que precisamos viver sempre, mas o mundo nos ensina a sermos como aquelas moças descuidadas. Por isso, quantos de nós, por causa de nosso relaxamento, perderemos a vida eterna?

Não dá para improvisar! Na hora que Jesus vier, é com essa vida que seremos julgados, do jeito que estivermos. Seremos medidos de acordo com a vida que estivermos vivendo, e muitos gritarão e baterão à porta, mas o Senhor lhes responderá: “Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!” (Mt 25,12).

Jesus nos convida a estarmos com Ele, mas se formos relaxados e vivermos uma vida “morna”, ficando na “coluna do meio”, quando Ele vier, não nos reconhecerá. Portanto, vigiai e orai, como ensina a Palavra.

O mais importante é que, quando Jesus vier, aqueles que morreram na Sua graça serão ressuscitados e viverão a vida eterna na Sua glória. E os que estiverem vivos nem precisarão morrer, pois, num piscar de olhos, serão arrebatados ao Céu para viver como Jesus e Maria.

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.