Decide-te não mais pecar

“Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você lhe fez. 21 Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que ele abomina” (Eclo 17,20).

Hoje, é o dia dos penitentes. Podemos lembrar também aquilo que o Evangelho de São João 8 nos apresenta.

Ao amanhecer, ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?” Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então, Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?”. “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.

“Hoje, é o dia para todos aqueles que se veem caidos pelo pecado”, ensina monsenhor Jonas.

Naquela ocasião, os doutores da lei levaram até Jesus uma mulher que havia sido surpreendida em flagrante num ato de adultério. Eles queriam que o Senhor dissesse como uma adúltera deveria ser tratada, pois a lei de Moisés manda apedrejar esse tipo de mulher.

Mais uma vez, a intenção daqueles homens não estava em cumprir a lei, mas em pegar Jesus em uma de suas respostas. Os doutores da lei haviam preparado uma cilada para Ele, pois se Ele respondesse que deveriam libertar a pecadora, os doutores levantariam o fato de Cristo estar contra a lei. Caso Jesus dissesse para matá-la, eles poderiam mostrar que Ele falava de misericórdia, mas não a aplicava a quem deveria ser aplicado. Mas o Senhor pouco se importou com a que aqueles homens haviam preparado. Ele respondeu: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar a pedra nela”. Aí, eles foram saindo um por um, e só ficou Jesus e a mulher.

Nós estamos acostumados com a tradução: “mulher, onde estão eles?”, mas, no grego, na versão original, temos algo muito precioso. A expressão aplicada foi “Kyria” – o feminino de “Kyros” – que significa “senhora”. Isto é, Jesus trata a mulher adúltera com uma palavra que transmite dignidade. Ele deu a ela a dignidade e disse-lhe para não mais pecar.

Percebam que certas ocasiões favorecem o pecado. Às vezes, as reuniões de amigos acabam nos levando a fazer comentários, julgamentos, entre outras coisas. Muitas vezes, as pessoas abusam da bebida, outras perdem o controle e têm suas recaídas para as drogas, para o sexo desregrado.

Hoje, é o dia para todos aqueles que se veem caídos pelo pecado. Hoje, é o dia dos arrependidos que não podem atirar a primeira pedra. Mas, hoje, é também o dia em que Jesus se volta a você, chamando-o, com toda a dignidade merecedora de filho, e lhe diz: “ Eu não te condeno. Vai e decide-te não mais pecar”.

Hoje, é dia dos penitentes. Aos arrependidos, o Senhor abre o caminho da justiça. Volte para o Senhor. Essas são palavras d’Ele para você.
Talvez, até ontem você tenha vivido como um pecador, emlameando-se nas situações pecaminosas. Mas seja qual forem os atos praticados na sua vida, volte para o Senhor.

Baixe e ouça esta palestra na íntegra.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.