Desvencilhar-se do pecado

Meus irmãos, para todos nós, o exemplo do que aconteceu com Jairo quando soube que sua filha havia morrido, era motivo para ele abandonar tudo e ir embora. Mas Jesus, no meio da multidão, vê o que está acontecendo com ele, vai se aproximando dele, e percebe o desânimo que caiu sobre o seu coração e lhe diz: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36b). Mas como crer diante daquela realidade? A fé não se aplica às coisas possíveis, mas àquilo que, humanamente, é impossível para nós. Tudo é possível àquele que crê. Juntando-se o poder de Deus e a fé da pessoa, o impossível acontece.

Milagre maior do que este narrado aqui é o que está anunciado na primeira leitura de hoje: “Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado” (Hebreus 12,1a). A Palavra de Deus está nos mostrando que o pecado não é apenas um ato, pois se nós o repetimos, ele vai nos envolvendo e nos amarrando em cadeias. “Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus” (Hb 12,1b). No entanto, estamos nos esquecendo totalmente disso.

Para muitos, já não existe mais a luta contra o pecado, uma vez que existe uma inclinação a ele, e muitas oportunidades para cometê-lo. Muitas vezes, quando existe um (a) amigo (a) que nos leva a fazer aquilo que é errado, nós, sem nos esforçarmos, já entramos no pecado e vamos “bebendo”-o, nos amarrando nos sentidos, nos sentimentos e acabamos presos por ele [pecado], porque ele é muito mais do que uma doença.

Sair do pecado, ter a graça da conversão é uma coisa de Deus. Só Ele pode nos converter. Conversão é mudança de direção, é dar “meia-volta” e viver o oposto. Se você não teve ainda a graça da conversão, é por Jesus, o Salvador, é pelo sangue e pela cruz d’Ele que todos somos arrancados dessa situação do pecado.

O pecado nos tomou de tal maneira, que muitos estão no vício das drogas, do alcoolismo, da mentira, da hipocrisia, de prepotência, de maldade… Há muitas pessoas que se tornam ruins, vão sendo tão tomadas pela maldade, amarradas no pecado, que não conseguem se desvencilhar mais dele. A conversão inicial só se faz por Deus, pela intervenção de Jesus. É preciso acolhê-la e aceitá-la.

Mesmo depois da graça da conversão, por causa do pecado original e do peso que ele vai tomando em nossa vida, nós precisamos continuar a luta. Lutemos com perseverança no combate que nos é proposto – com os olhos fixos em Jesus – que, em nós, começa e completa a obra da fé. Eu sei que você quer isso para a sua vida.

Não sei em que tipo de pecado você está emaranhado, mas, hoje, é o dia de colocá-lo no altar, no sacrifício de Jesus. Mesmo que você esteja lutando, mas ainda não conseguiu se desvencilhar do seu pecado, faça como Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente”. O Senhor está ao seu lado, Ele não abandonou você e lhe diz. “Não tema, creia somente, porque Eu estou ao seu lado. Ponha seus olhos fixos em mim e caminhe. Eu quero lhe dar uma conversão completa”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Padre Jonas Abib


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.