Deus agirá, mas você precisa fazer a sua parte

“Assim eles não são mais dois, mas uma só carne” (Mt 19,6).

O casal é um só corpo, um mistério que, humanamente, não dá para ser compreendido. Mas a verdade é esta: eles já não são dois; eles são uma só carne.
O que é uno não se divide. O corpo, por exemplo, por ser uno, não pode se dividir. Se alguém tentar dividi-lo, acabará não dividindo-o, mas dilacerando-o. Imagine um corpo dividido ao meio: é estrago total. Assim acontece no casamento. O casal é uma só carne. A separação deles não é mera separação, mas dilaceramento de um casal e, mais ainda: dilaceramento de uma família!

Enquanto estavam noivos, vocês sonharam com a família, lutaram, sofreram, trabalharam, deram tudo por ela. Ainda hoje, em tudo que vocês fazem, pensam na família. Saibam que o único meio de salvaguardá-la [a família] é olhá-la com olhos sobrenaturais. Assim agiu José que, no momento crucial da sua vida, quis resolver tudo em Deus.

São Paulo caracteriza o matrimônio como o lindo mistério, que ele compara à união de Cristo com sua Igreja:

“Maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; ele quis com isto torná-la santa, purificando-a com água que lava, e isto pela Palavra; ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum; quis a sua Igreja santa e irrepreensível” (Ef 5,25-27).

Homem, você não se casou apenas para ser feliz nesta vida, nem mesmo para ter filhos e netos… O

O matrimônio tem uma realidade sobrenatural: é um mistério, no qual o marido vai formando sua esposa à imagem de Deus, com a cooperação do Espírito Santo. Como um artista que molda a madeira para fazer dela uma linda imagem, o esposo vai modelando sua esposa para transformá-la numa nova criatura para Deus. É uma obra linda, que vai ocupar a vida inteira, e por isso mesmo não pode ser interrompida. Marido, Deus lhe confiou uma obra-prima, e Ele conta com você. Não pare, não desista! Você precisa levá-la até o fim.

Imagine quando você chegar ao céu e apresentar sua esposa a Deus Pai dizendo: “Senhor, não foi fácil chegar até aqui, não foi fácil também trazer a minha esposa, mas ela está aqui. Atrás de nós estão nossos filhos e nossos netos, numa grande fila… O Senhor confiou a mim esta missão; eis-me aqui: missão cumprida, Senhor!”.

O Pai vai olhá-lo com muito amor e, mesmo diante dos seus erros e pecados na caminhada, verá que você não desanimou. Verá que lutou, buscou forças, deu tudo e conseguiu levar sua esposa, aquela filha que Ele lhe havia confiado, de volta a Deus.
Então Jesus vai dizer:

“Está bem, servo bom e fiel, foste fiel em pouca coisa, eu te constituirei sobre muito; vem alegrar-te com teu Senhor” (Mt 25,21).

Jesus não vai querer vê-lo sozinho. A alegria d’Ele será receber toda a sua família no Paraíso. E para você também será maravilhoso escutar de Deus: “Servo bom e fiel”. Vale a pena ser homem de fé, não viver a mentalidade do mundo, dizer “não” ao pecado e a todos os atalhos, para ouvir do Senhor esta palavra: “Servo bom e fiel!”.
Quando o Senhor prometeu a Abraão uma grande descendência, Sara, no desespero, pegou um atalho, que naquele tempo era permitido:

“Eis que o Senhor me impede de dar à luz. Vai, pois, à minha serva, talvez através dela eu tenha um filho” (Gn 16,2).

Abraão se aproximou de Agar, a escrava, e ela concebeu Ismael. Mas, Abraão, Sara e a própria Agar só tiveram problemas, pois não era esse o caminho do Altíssimo. Esse era um desvio. Muitas vezes, a tentação apresenta atalhos e você acaba buscando a maneira mais fácil, como Sara e Abraão, mas o atalho só traz complicação: ele não é o caminho.

Os planos de Deus para Seus filhos são perfeitos, grandiosos…Embora cheios de obstáculos, que exigem deles sacrifícios e dores. Por isso, ouse realizar o plano de Deus, desprezando os atalhos, porque a única maneira de vocês levarem um ao outro para o Céu é seguirem o caminho de Deus. É difícil, mas é o caminho certo.

“Assim, eles não são mais dois, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu!” (Mt 19,6).

Imagine-se em um lugar fechado, cuja saída única é um pequeno buraco no teto. De repente, tudo começa a pegar fogo e você precisa se salvar. Para sair, vai precisar fazer muita força, e o primeiro membro do seu corpo que consegue passar e sair é a cabeça. Ora, por onde passa a cabeça, passa o corpo todo. A família é o seu corpo; sua esposa é o coração, e os filhos, os membros. Por isso, ainda que seja doloroso, é preciso que você, que é marido e pai, passe. Sim, você que é a cabeça precisa passar. Não desanime, não pare no meio do caminho! É preciso que você, como José, não assuma decisões humanas, mas sim, decisões da fé. Sua esposa vai ajudá-lo muito, ela é o coração. Deus agirá, mas você precisa fazer a sua parte.

As humilhações que ela tem passado por suas ausências, irresponsabilidades, infidelidade, falta de oração, tudo isso que causou à sua esposa tanto sofrimento que será de grande valor para que você, que é a cabeça, consiga passar. Mas é preciso passar! A santidade de sua esposa vai cooperar muito, mas quem tem de passar é você. Será você quem abrirá caminho para os que virão atrás.

Seus filhos também poderão ajudá-lo. Graças a Deus, são muitos filhos que estão levando os pais para Deus. Impulsionando-os, incentivando-os. Se o pai passa, a esposa, os filhos e a família inteira passam também.

Trecho do livro “Homem e mulher em sintonia” de monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.