:: É Deus quem rege as nações

Homilia do Padre Jonas Abib
nesta Quarta-feira, 19/julho/2006


Ouça: A importância de retormarmos o Projeto “Vence Brasil”

A primeira leitura de hoje nos mostra que quem rege os fatos, na verdade, é o Senhor. Muitas vezes, os governantes são desonestos e corruptos, agem de forma contrária ao que Deus pensa, fazendo com que o povo sofra. Mas Deus é quem tem o domínio e enviará o raquitismo àqueles que se acham fortes, poderosos e capazes de tudo.

No projeto “Vence Brasil” realizado na Canção Nova, estamos pedindo ao Senhor que Ele reja e domine o nosso país. Ninguém gosta desses escândalos que acontecem no Brasil, principalmente, quando atingem escolas e ambulâncias.

Nós não estamos aqui para falar da corrupção ou dos corruptos, mas para pedir ao Senhor que venha à tona tudo aquilo que gera esses escândalos. O nosso povo é muito necessitado, por isso vai atrás de paternalismos e de promessas fáceis e falsas. Nós pedimos que o Senhor reja as nossas votações, pois se não mudarmos os nossos governantes, aqueles que nos presidem, não mudaremos a nossa situação. Se corruptos continuarem governando, a corrupção continuará. É preciso abrir os nossos olhos e darmos, ao povo mais simples, a sabedoria. O Brasil precisa de Deus e de Sua intervenção.

O Evangelho nos mostra exatamente isso: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. Essa leitura nos mostra que tudo aquilo que o Senhor rege, cabe a Ele decidir a quem revelar. Por isso pedimos que o Senhor se revele a nós.

Quantos irmãos no Brasil foram batizados, mas não tiveram a graça da conversão e de encontro com Jesus. Nós precisamos ser instrumentos para que Deus possa se revelar. Se formos realistas, apenas 10% dos batizados foram evangelizados. Nós podemos notar como o nosso campo é grande. Deus se revelou a nós, é nossa obrigação evangelizar os irmãos.

Ouça: O padre fala sobre a importância de evangelizar

O papa João Paulo II dizia que sobre aqueles que lêem a Palavra de Deus e são evangelizados, pesa uma hipoteca em relação aos irmãos que não tiveram a oportunidade de aprender e converter-se. Nós precisamos “gotejar” o Evangelho por todos os lados. Quanto mais evangelizarmos, mais seremos evangelizados.

Estamos entrando na nossa semana eucarística. Amanhã é quinta-feira e faremos a nossa adoração solene. Todos nós precisamos reagir e participar das missas todos os dias. A nossa vida é salva porque a cada minuto mais e mais missas são celebradas. Não podemos relaxar, precisamos nos empenhar e adorar o Senhor.

Dom Bosco falava muito a respeito da visita ao Santíssimo Sacramento. Você pode fazer uma visita de apenas alguns minutos e dizer palavras de louvor ao Senhor ou pedir o que lhe é necessário, nem que seja apenas para dizer um “oi” a Ele.

Eu posso dizer que tudo o que temos hoje aqui na Canção Nova teve seu início nos momentos de adoração que eu fazia. Essas visitas ao Santíssimo são as sementes da Canção Nova.

Dom Bosco também me dizia: “Se você quer poucas graças, visite poucas vezes Jesus no Santíssimo Sacramento. Se você quer muitas graças, visite muitas vezes o Senhor no Santíssimo Sacramento”.

Seu irmão,
Padre Jonas Abib

Conheça produtos do

.: Devocionário
à Divina
Misericórdia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.