Ei, Você!

Ei, você! Jesus te chama

Não tenha medo do chamado. Jesus conta com você!

Observe esta canção:

Alguém chama, Ele me ama e conduz, e me quer feliz. Ela fala, só escuto, paro mudo, e o que Ele me diz: Vem me seguir, que eu caminho junto com você ao fim. Depois da caminhada você é feliz, se deixa todas as coisas só por mim, por mim. Vem me seguir que o meu caminho é o da porta estreita, sim. Porém ao acabar junto de mim você vai entender porque é bom, é bom servir. Ele quer uma resposta, todo dia, de você, irmão. É difícil a caminhada, e por isso Ele lhe estende a mão…

Frequentemente, caímos no erro de pensar que Deus nunca nos chamará, pois Ele só o faz com as pessoas especiais. Mas isso não é verdade! Não podemos olhar somente para os chamados específicos: ser padre, ser freira. Hoje, Ele tem convocado muitos para se tornarem evangelizadores e profetas.

O chamado de Deus não se limita àqueles que recebem uma vocação especial: vocação sacerdotal, religiosa ou para uma vida em comunidade. Todos somos chamados para esta ou aquela missão, para este ou aquele trabalho específico; todos nós somos chamados ao apostolado, à evangelização.

O mundo não está muito interessado em simples palavras, mas em quem testemunhe. É a pregação por meio da própria vida. Basta contar aos outros o que Deus fez em você e em sua família. Sua história será um grande testemunho e muito mais forte do que muitas palavras.

Nenhuma fruta nasce sem que antes a flor seja fecundada. Os insetos levam o pólen, que fecunda a flor. Desse modo, não existe fruto sem a fecundação. Certa vez, um plantador de maçã me contou que, no meio das macieiras, colocava muitas caixas de abelhas para que elas fizessem a polinização. Ele me disse que se não houvesse abelhas, a produção seria de apenas 20%, mas com elas a produção subia para 80%, 90% e até 100%. É uma grande diferença!

Assim como o agricultor usa as abelhas para fecundar as flores da macieira, Deus nos usa para fecundar a vida dos nossos irmãos a partir daquilo que Ele fez em nossas vidas.

Não faremos nada capaz de mudar a vida das pessoas. Apenas seremos como abelhas: fecundaremos outros com aquilo que Deus já fez em cada um de nós. Uma vez que Deus atingiu a sua vida, você fecundará a outros com a salvação que chegou até você. A transformação da vida que lhe atingiu também atingirá a outros. É por essa razão que Deus está chamando pessoas de todos os meios, porque cada um tem o seu jeito de falar e de ser. Assim, será possível atingir muitas pessoas dos mais diversos meios. Deus me fez pregador da Palavra: é assim que eu levo a sua salvação. Você leva Deus sendo o que você é, no seu meio, do seu jeito, com a sua linguagem. Talvez fale errado, sem muita instrução, mas é dessa forma que as pessoas irão entender, aceitar, acolher o Senhor e, assim, serem fecundadas e transformadas.

Não podemos pensar que, pelo fato de termos cometido muitos pecados e vivido uma vida errada, iremos fracassar em nossa missão. Deus precisa de pessoas que se decidam radicalmente por Ele, embora sejam fracas e imperfeitas, e que, mediante sua mudança, sua conversão, possam levar outras a viver essa transformação. As pessoas dirão: “Se ela foi mudada por Deus e hoje é uma nova criatura, eu também posso ser, eu também tenho chance”. Até as fraquezas mostram para as pessoas que elas têm uma chance.

Jesus está nos chamando: “Venham falar por mim!”, e precisamos responder a esse apelo de Deus. Diga a Ele o seu “sim”:

Na minha fraqueza, eis-me aqui, Senhor. Sou fraco. Trago muitos receios dentro de mim, mas me coloco à tua disposição. Quero publicar tuas maravilhas em minha vida. Dá-me coragem, Senhor!

 

Padre Jonas Abib
Fundador da comunidade Canção Nova

Trecho extraído do livro “Vocação, um desafio de Amor ” de Monsenhor Jonas Abib

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.