Nós precisamos da ajuda dos santos arcanjos
Dia 29 de setembro é o dia da festa dos três arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel. No Evangelho deste dia, Jesus diz: “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51).
Jesus gostava de se chamar assim, Ele assumiu a natureza humana. O Senhor virá em glória, Seu poder é eterno e isso não será tirado. No dia de hoje, a Palavra mostra a exaltação de Jesus. Ele viveu como um simples servo, morreu na cruz e, por ter sido obediente, foi exaltado. A Igreja mostra Jesus triunfante, vitorioso, que morreu na cruz, mas venceu e vai vir em glória. É para esse Jesus que nos voltamos hoje.
A luta do inimigo não é contra nós, mas contra Jesus. Na Palavra de Deus, vimos que Lúcifer era um anjo de luz, belo. Quando Deus revelou para ele que o Seu Filho Jesus viria ao mundo, não glorioso, e sim para morrer na cruz, o demônio ficou decepcionado e, em seu orgulho, disse que não serviria a Jesus, sendo que ele foi criado para essa missão e não a aceitou.
Uma vez decidido, ele acabou rejeitando tudo, a sua verdadeira missão tornou-se o que é hoje, o contrário de tudo para o qual ele foi criado.
Ele fez de tudo para acabar com o Filho de Deus. Jesus foi perseguido, desde o Seu nascimento até no ato da cruz, porém, pela Sua obediência ao Pai, acabou com a desobediência do demônio. Assim, abriu as portas da salvação, fazendo nascer o povo de Deus, o cristianismo.
Agora, a luta dele é contra os seguidores de Cristo, por isso, quanto mais seguimos Jesus, mais o demônio vem contra nós, e até nos faz questionar: “Parece que, agora que estou seguindo Deus, as coisas estão piorando para mim”. E isso é verdade!
O inimigo de Deus não quer que sigamos Jesus. Quando vivemos no pecado, o demônio não se preocupa, porque somos dele. Mas porque seguimos Deus, ele vem com toda força contra nós. E começamos a nos revoltar contra o Senhor. É isso que o inimigo quer. É uma guerra desleal, mas é uma guerra. O Evangelho de João 1 tem como objetivo proclamar a vitória de Jesus, pois com Jesus venceremos.
Meu irmão, ainda estamos em batalha, e até a nossa morte ou a vinda do Senhor, a perseguição continuará. É bom que nós cristãos entendamos isso. A batalha do demônio é contra Jesus, Seus seguidores e Maria também.
Que bom é estarmos numa batalha e sabermos que já somos vitoriosos! Pena que nós cristãos não olhamos para isso, mas paramos no problema, nas dificuldades.
Resta pouco tempo para o demônio, por isso ele está furioso, pois a vitória é de Jesus. Acabou a chance do inimigo, mas ele é mau e, mesmo sabendo que é vencido, vem com todas as forças para cima de nós. A luta não vai acabar. Por isso precisamos da ajuda dos santos arcanjos.
Deus cercou-nos de anjos, eles estão conosco. Precisamos deles, de sua intercessão. Eles lutam conosco. No seu trabalho, em sua família, Deus colocou vários anjos. Mas, infelizmente, queremos lutar sozinhos, e assim como existem miríades de anjos, há de demônios, e sozinhos não conseguiremos vencê-los.
Somos do Senhor, somos alvos do inimigo, por isso necessitamos dos anjos. Este é o dia de nos unirmos a eles, buscando sua ajuda. É uma batalha que os arcanjos enfrentam, porque o demônio sabe que pouco tempo lhe resta. É importante que tenhamos essa convicção de que Deus mandou anjos para nos proteger. É uma batalha que sozinho não podemos vencer.
Obrigado, Senhor, porque eles estão conosco! Senhor, aumentai a nossa fé.
Deus o abençoe!
Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Adquira o livro “Anjos companheiro do dia a dia” de Monsenhor Jonas.