Muitos homens querem viver uma vida de oração e transmiti-la a seus filhos, levar a Palavra de Deus para sua família. No entanto, esses homens se sentem confusos, assim como os apóstolos se sentiram quando Jesus foi preso, crucificado, morto, e eles ainda não tinham recebido o Espírito Santo.
Enquanto conviviam com Jesus, os apóstolos estavam seguros, porque Esse lhes dava força e coragem. Mas quando o Senhor lhes foi tirado, o próprio Pedro, que fizera mil promessas, ficou tão confuso, tão enfraquecido, que negou Cristo três vezes.
Sem Jesus, Pedro não passava de um Simão. O nome “Pedro” quer dizer “pedra”. Já “Simão” significa “caniço” aquele caniço do mato, agitado pelo vento, que facilmente se quebra. Até uma criança quebra um caniço! Sem Jesus, ele não era Pedro, era Simão, era caniço, e por isso caiu, porque negou seu Mestre.
Assim aconteceu com todos os apóstolos. Mesmo Jesus tendo lhes aparecido, no dia da Ressurreição, continuaram medrosos até Pentecostes.
Todos somos assim. Sem Jesus e sem o Espírito Santo não somos nada. Nós homens ficamos ainda mais fracos sem Eles. Essa é a razão de todos os nossos erros, de todas as nossas quedas. De todos os descaminhos na adolescência sexo, bebidas, jogos e drogas , você estava sem Jesus. Sem o Espírito Santo, você ficou igual a Pedro e aos outros apóstolos.
Jesus Cristo e o Espírito fazem parte essencial da estrutura do homem. É como um prédio, que, ao tirar o ferro do cimento armado, a construção toda desaba, porque as ferragens fazem parte da estrutura. É uma glória ter Jesus e o Paráclito entranhados no homem, na sua construção. Com Eles, somos pedra igual a Pedro. É como o cimento armado, que tem ferro e pedra.
Quantos homens esboroados há por aí, só com a casquinha da pintura por fora! Cada vez mais se enchendo de sexo, de aventuras e amantes! Cada vez mais inseridos numa vida de álcool, dinheiro e diversões. Muitos buscam títulos, status… Mas nada os preenche, porque só Jesus preenche a estrutura do homem.
Sem Jesus e sem o Espírito Santo o homem é um saco sem fundo, nada deste mundo vai preenchê-lo. Quanto mais tem mais ele quer. Gasta tudo, perde tudo e nunca se sacia. O mesmo acontece com quem segue o caminho do jogo de baralho. Joga, perde e ganha; ganha e perde, mais perde do que ganha, mas não se preenche, mesmo que só ganhe.
Na verdade, ninguém ganha sempre. Pelo contrário, só perde. E nada o satisfaz, porque a estrutura do homem é feita de Jesus e do Espírito Santo. Esse é o ferro que o sustenta, e não o álcool, muito menos a droga. Nada, nenhum filme pornográfico, nenhuma revista de sexo vai preenchê-lo.
Quando um engenheiro projeta um prédio, ele sabe exatamente a qualidade e a quantidade de ferro que precisa. Sabe até a maneira de trançar a ferragem.
Quando Deus projetou você, previu Jesus e o Espírito Santo na construção. Sem Eles faltará a você a base da estrutura. Se você estiver nessa situação, sem estrutura na base, você precisará ser refeito, regenerado.
A palavra “regenerar” vem de “gerar de novo”. Para você vir a ser o homem que Deus previu em Seu projeto, você precisa ser refeito. Onde o Filho de Deus foi gerado? Numa “casa” que se chama ventre de Maria. Onde os filhos vão ser regenerados? Numa “casa” que se chama ventre de Maria.
“Não temas receber em tua casa Maria…” (Mt 1,20b).
(Artigo extraído do livro ‘Valei-me São José’, de monsenhor Jonas Abib).