Homilia: ''A obediência nos leva à salvação''

Cristo é um sacerdote que compreende as nossas fraquezas, os nossos erros e pecados porque também passou pelas nossas situações, exceto pelo pecado. Ele passou por todos os sofrimentos, não somente no alto da cruz, mas já no seu nascimento. Imagine ter um filho na situação em que Maria teve o seu. Logo depois veio a perseguição de Herodes, e eles tiveram de fugir para o Egito, atravessar aquele deserto e viver como estrangeiros.

Jesus é um sacerdote, o intercessor entre nós e Deus, entre a terra e o céu. É Ele quem traz o perdão, a misericórdia e a bondade de Deus para nós. Ele compreende a nossa situação porque passou pelos mesmos sofrimentos pelos quais passamos. Eu duvido que tenhamos sofrido o que Jesus sofreu. A vida pública d’Ele foi uma verdadeira perseguição. Não há um momento no Evangelho em que Ele não tenha sido perseguido, contestado pelos fariseus, pelos doutores da lei e pelo próprio povo.

“Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5,7-9).

Os apóstolos ficaram assustados com o que Cristo estava vivendo. Pedro, Tiago e João viram-No clamar ao Pai, sozinho, no escuro, entre lágrimas, clamando Àquele que era capaz de salvá-Lo da morte. O seu próprio povo O condenou porque Ele declarou que era o Messias, o Filho de Deus.

Meus irmãos, Jesus aprendeu o que é obediência porque foi ao extremo dela. Todos nós precisamos aprender o que é obediência porque nos preocupamos e nos desesperamos diante dos problemas. Por causa disso, nos decepcionamos com Deus e nos afastamos d’Ele. Isto não é ser filho, não é obedecer.

Desde sua flagelação e coroação de espinhos, até ser pregado na cruz e ter seu rosto transfigurado, Ele sofreu. Por fim, naquela hora, Ele se sentiu abandonado pelo próprio Deus e clamou: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?” Parecia que o próprio Pai O havia abandonado, Ele estava numa solidão total.

Como Jesus foi atendido se sofreu tanto e morreu? Ele veio e se dispôs a nos salvar. Se o Pai O salvasse quando Ele pediu, nós não seríamos salvos. As portas do céu estão abertas para nós, basta que obedeçamos as inspirações do Espírito Santo, os caminhos que Ele nos indica e como Deus nos acompanha. Jesus já nos foi tirado, Ele já está no trono de Deus aguardando a sua segunda vinda, mas nós ficamos neste “vale de lágrimas” e não temos como não sofrer. Essa terra tornou-se um “vale de lágrimas” por causa dos pecados. Mas aí é que está a grande verdade: Se nós, assim como Jesus, pedirmos ao Pai que Ele nos salve, Ele nos atenderá tirando-nos das doenças, nos recuperando dos nossos vícios. Mas talvez Ele precise do seu sofrimento no casamento, com a sua família, porque você precisa ser canal de sofrimento para aqueles que estão na bebida e nas drogas. Como aconteceu com Jesus, você vai ser atendido, mas não do jeito que você espera, mas será atendido. O importante é conquistar a vida eterna. Talvez a pessoa que o faz sofrer, continue lhe trazendo sofrimento, e vai parecer que o Senhor não está o ouvindo, mas não caia nesta tentação. A nossa mente não é capaz de entender isso, nós queremos que as coisas aconteçam do jeito que nós as vemos, de acordo com os nossos planos, mas se Deus nos salvar como o fez com Jesus, vamos ou não vamos precisar de sofrimento?

Agüenta firme, meu filho, porque o que interessa é a salvação daqueles que o fazem sofrer.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.