Homilia: Começa hoje a minha vida pública

João Batista estava batizando aqueles que queriam abrir o coração para deixar o pecado e abraçar a vida nova. Ele estava preparando a vinda do Messias, daquele que viria para ser o Salvador do mundo.

Todos os tipos de pecadores se dirigiam a João para ser batizados. Quem resistia eram os fariseus e os doutores da lei. Até mesmo os soldados, que estavam ali em nome do imperador, iam escutar João e lhe perguntavam o que deveriam fazer. E João lhes indicava uma mudança de vida muito concreta, ensinando-lhes o que eles deveriam fazer.

Jesus também foi até o rio Jordão para ser batizado como se fosse um pecador. Ele se colocou em fila no meio dos outros. João espantou-se ao vê-Lo, dizendo que Cristo é quem deveria batizá-lo. Quando Deus Pai viu que o seu Filho, voluntariamente, estava sendo batizado no rio Jordão, assumindo sobre si os pecados da humanidade, levando-os depois à cruz, Ele se emocionou com a obediência d’Ele. Então, o Senhor abriu os céus e se manifestou, dizendo: “Este é o meu Filho muito amado em quem Eu coloquei toda a minha feição”. Esta é a grande verdade: Jesus queria levar os nossos pecados para que eles fossem mortos na cruz com Ele.

Quantas vezes, você foi resistente e se opôs à vontade de Deus? A raiz do pecado é a rebeldia e a desobediência, que foram implantadas em nós pelo veneno da serpente. Jesus sabia que, – para tirar de nós o “veneno” da rebeldia –, era preciso obediência. E mesmo sendo o Filho de Deus, sem pecado, foi até o rio Jordão para obedecer e mostrar a sua doutrina, criando inimizade com os poderosos do povo. Isso O levaria à morte de cruz, e Ele estava disposto e determinado a levar a sua obediência até às últimas conseqüências.

Meus irmãos, isto é um fato, mas o Evangelho de hoje não começa assim, pois diz o seguinte: “João declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo'” (Lc 3,16).

Goste você ou não, a Palavra usada por Deus, por João Batista, Jesus e os apóstolos diz que nós seremos batizados no Espírito Santo, por isso precisamos recebê-Lo como se fôssemos esponjas mergulhadas n’Ele. Que o Espírito entre no interior de cada um de nós para que possamos receber toda a graça de Deus.

São Tomás de Aquino afirma que quem deu forças a Jesus para ir à cruz, foi o Espírito Santo. É assim que o Senhor quer que façamos. E como Jesus, nós precisamos ser, e só podemos ser, cheios do Espírito Santo! Neste ano inteiro, vamos pedir: “Vinde, Espírito Santo”. No batismo no Espírito, o Senhor nos deu a conversão, mas é preciso nos purificar.

Há muitas pessoas em nossas casas ou próximas de nós que continuam na rebeldia, mas que só vão sair dela quando receberem, do Espírito Santo, a graça que nós recebemos. Quem O derrama sobre nós é Jesus, e nós somos canais para que outros O recebam também e saiam da “vida velha” para começar uma “vida nova” como nós começamos.

Senhor, mande seu Espírito. Vinde, Espírito Santo!

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.