Homilia: 'Deixai-vos reconciliar com Deus'

Meus irmãos, com a proclamação da Palavra no Antigo Testamento (Joel 2,12-18), e o evangelho de hoje (Mateus 6,1-6.16-18) a Igreja está proclamando a abertura deste tempo novo de penitência, que é a Quaresma, como fez Jesus que, para iniciar Sua vida pública, passou pelo batismo de João. O Senhor foi batizado nas águas do Jordão como penitência, assumindo sobre Si todo o pecado da humanidade em todos os tempos, portanto, assumiu também os nossos pecados.

Nas águas do rio Jordão, Ele começava esse processo lindo de redenção. Ele foi vitorioso sobre o pecado. Os caminhos da santidade foram abertos, foi isso o que Cristo fez no rio Jordão. Deus Pai fica tão surpreso com a humildade de seu Filho, que não tinha pecado e foi ser batizado com os pecadores, que abre o céu e o Espírito Santo se manifesta, repousando sobre Jesus de forma visível, proclamando: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição” (Mt 3, 17b). E Jesus ficou pleno do Espírito Santo. E também é vontade de Deus que nós fiquemos plenos desse “ar quente”, que é o Espírito Santo, para que Ele possa nos conduzir.

O Senhor não quer que sejamos presos ao chão, Ele quer que nos desprendamos desse mundo, e só o Espírito Santo pode fazer isso. Mas Ele precisa da nossa cooperação. Às vezes, nós recebemos Espírito Santo, que nos possui, mas estamos amarrados. E, hoje, eu lhe pergunto: “O que está prendendo você? Pessoas, vícios, pecados?…”

Graças a Deus, você recebeu o batismo no Espírito Santo! Mas, você ainda está preso e o Espírito Santo precisa da sua cooperação para libertá-lo. Talvez você diga que não vai dar conta, que não vai conseguir… Tenha certeza de que o Espírito Santo vai lhe mostrar o que está o amarrando. E se Ele não lhe revelar é para isso que existe a Quaresma: tempo especial de graça. É o tempo em que Deus abre as comportas do céu para que recebamos toda a graça, e subamos cada vez mais aos caminhos da santidade. O que está prendendo você? Queira saber e peça ao Espírito Santo que lhe revele.

Talvez você já tenha uma caminhada na fé e não são coisas tão sujas que o estão prendendo. Queira saber e peça ao Espírito Santo que lhe revele, e mãos à obra e pés na estrada, ou melhor, fé na estrada e mãos à obra. Fé na estrada, acredite no caminho novo que o Senhor tem para você. As cinzas são para isso: para que Deus faça cinzas do nosso passado pecaminoso, do nosso passado frio e sem vida, das vezes em que levamos a vida cristã “com a barriga”, ou seja, de qualquer jeito.

Meus irmãos, às vezes, trabalhamos até um ano pelo Senhor e nos desgastamos, mas infelizmente, esse trabalho sem a busca de intimidade com Ele, sem jejuarmos, sem buscarmos penitência e sem orar com intensidade, vamos nos afrouxando pouco a pouco e acabamos nos tornando “mornos”. E o Senhor diz que é melhor que fôssemos frios, porque os mornos Ele vomitará. Talvez você esteja convencido pela sua bondade, vivendo a infelicidade de ser simplesmente bom e com isso se tornou morno. É mais fácil a conversão de uma pessoa que está fria do que aquela que está morna, Deus não nos quer nessa situação de mornidão.

Nós recebemos nestes dias o derramamento do Espírito Santo, e se você não O recebeu, saiba que Deus quer você pleno d’Ele, queira-O e busque-O. Primeiro busque estar cheio d’Ele e depois procure transformar sua vida, retomando uma vida de busca. Diga ao Senhor: “Desta vez é para valer”. É preciso dizer: “Senhor, desta vez é para valer! Quero ser como fui batizado, não quero voltar ao pecado, converte o meu coração! Converte o meu coração, Senhor. Desta vez é para valer”.

Fé na estrada! Existe uma estrada: eu acredito nela e o Espírito Santo está me movendo e Jesus está me atraindo, mas quem dá o passo é você. Ele o atrai, mas se não der os passos, você fica parado. Você tem de colocar os pés um atrás do outro e a cada dia, com mais rapidez, correr sem medo e sem receio para ganhar o tempo que você acabou perdendo. Você precisa chegar à meta, saia da “mornidão”! O Senhor não quer vomitá-lo.

Meus irmãos, é justamente isso que as leituras (Joel, capítulos 2 e 3) estão nos dizendo: é aquela em que o Senhor fala que vai derramar sobre nós o Espírito Santo em plenitude. “Derramarei meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e filhas profetizarão” (Joel 3:1b).

O tempo urge desta transformação, que é tão necessária e até os casais entram nesta conversão. O nosso povo está se perdendo na ignorância. Pelo batismo, todos nós somos ministros e precisamos ser anunciadores da retomada da fé para que as pessoas percebam que demos uma “guinada” em nossa vida e retomamos um novo caminho, que é cada vez mais firme. E todos que chegarem lá, serão “coroados” e receberão a “taça” da vitória e o Senhor quer colocar a “coroa de ouro” em sua cabeça como vencedor.

“Senhor, eu quero ser vitorioso, mesmo que eu tenha de me arrastar, mas eu vou chegar, vou ser vitorioso e vou receber a ‘palma’ da vitória. E, hoje, vou assumir essas cinzas na minha testa, renunciando à ‘vida velha’ e vou chegar lá, por isso encha-me do Espírito Santo. Eu quero subir com Ele, corta tudo o que está me amarrando, pois eu quero subir, acende o Espírito Santo dentro de mim”.

O nosso povo está se perdendo na ignorância, precisamos ser ministros, orar, cantar e clamar para ministrar a Palavra de Deus para ele.Você tem pessoas para ministrá-la, você que é mãe, pai, filho, “ajuste” quem precisa ser ajustado na fé. Se você não tem coragem de fazê-lo, ore, clame, jejue, escolha coisas que lhe fazem falta. Cada um de nós tem algo que nos custa, faça isso para ajustar as pessoas que estão com você. Há um trabalho imenso a se fazer.

Hoje, nós temos inúmeras nações contra Deus, o Brasil também, por isso precisamos rezar para não deixar esse povo desamparado. Aprovação do aborto, casamento entre homossexuais, entre outros, estão lutando por aquilo que é transitório. O Brasil está seguindo essa linha. Temos de rogar ao Senhor e dizer-Lhe: “A Terra de Santa Cruz não pode ser dominada pelas leis do príncipe deste mundo!” Por isso temos de clamar muito a Ele.

“Eu acolho, Senhor, a Sua vontade, eu a aceito, Senhor. Eu me decido por ela, e vou viver assim, dessa vez é para valer”.

Em nome de Cristo, nós suplicamos a Ele que nos ajude a nos reconciliarmos com Deus. A Palavra diz: “Meu filho, reconcilia-te comigo”. Qual é a sua resposta para o Senhor? Porque a Palavra diz que Aquele que não cometeu pecado algum, Deus O fez pecador por nós, para nos redimir.

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.