Homilia: ''Ele veio destruir as obras do inimigo''

“Destes domínios ao vosso Filho sobre tudo o que criastes” (Sl 8). Jesus tem o domínio sobre todas as coisas, também sobre os anjos maus. É muito interessante perceber que nós, que começamos o tempo comum hoje, estamos começando-o no Evangelho de São Marcos.

O primeiro fato que São Marcos narra é quando Jesus entrou na Sinagoga e um homem se manifestou e disse para Ele: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és, o Santo de Deus”. Em várias partes do Evangelho vemos fatos como este.

Além dos anjos bons que nos protegem e adoram a Deus, há os espíritos malignos que estão por ai só para fazer o mal e criar as piores confusões.

“Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio” (1Jo 3,8b).

Sim, o Filho de Deus veio para destruir as obras do demônio. Também São Paulo diz com toda clareza: “Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Ef 6, 11-12).

Quando ouvimos essa passagem, nós pensamos em pessoas possuídas pelo demônio, fazendo espetáculos, mas quando isso acontece, não é porque ele está mais forte. Pelo contrário, é quando ele está perdendo o seu poder. Não pensemos apenas nos casos.

O demônio está em todos os lugares, por isso não podemos ser tolos. A nossa luta não é contra homens e mulheres de carne e osso. Quando você luta contra o alcoolismo, não é uma luta somente com a pessoa que está alcoolizada, mas contra o maligno que está por trás dessa pessoa. Não pense apenas nos alcoólatras, naqueles que brigam, que têm um gênio difícil. Não pense apenas no adultério do esposo(a), não pense que ele(a) está melhor do que você porque tem uma nova pessoa que talvez seja bem mais nova, e que por isso se sente o máximo. Pois ele é um infeliz, e por trás dos erros dele (a) estão esses espíritos malignos. Você sabe como o adultério destrói as famílias pelas bases, pelo alicerce. Que tristeza quando as pessoas adúlteras vivem dentro de casa, junto com a esposa e os filhos, e estes sabem da situação e têm de agüentar isso.

Foi para isso que o Filho de Deus se manifestou, para destruir os espíritos malignos. Mesmo que você seja a única pessoa a levar Jesus para dentro da sua casa, agüente firme, meu filho. Talvez você seja ainda jovem ou adolescente, mas mantenha-se firme, seja presença de Jesus dentro da sua casa. Somente pela presença d’Ele é que os demônios são controlados e destruídos. É preciso que você O leve para sua casa, reze muito, comungue e vá à Missa, porque nossa luta não é contra as pessoas, mas contra os espíritos do mal.

Deus faz maravilhas quando Jesus entra com tudo no seu lar, na sua casa. Talvez você esteja pensando na sua família. Não tenha medo, o Filho de Deus veio para destruir o espírito do mal, mas saiba, com clareza, que esse mundo sobrenatural nos rodeia. Cabe a nós trazer Jesus para a nossa casa, com Ele, com o Pai, o Filho, Maria, os santos e anjos para que vejamos a vitória daquele que se manifestou para destruir as obras do demônio e nos dar a vida eterna.

Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.