Homilia: ''Jesus, nosso intercessor''

Jesus aceitou vir ao mundo e se fazer Homem. Ele assumiu uma humanidade e eclipsou sua divindade. Você sabe muito bem como Cristo nasceu, e como foi a vida pública d’Ele. Quanta perseguição! Mas o Senhor fez e passou por tudo isso, com prazer, para nos salvar.

Na leitura de hoje, o mais importante é que temos um sumo sacerdote tão grande que se assenta à direita do trono da Majestade no céu. Ele está sempre vivo para interceder por nós. Jesus não morreu porque os inimigos d’Ele foram mais fortes, mas porque se entregou livremente. A coisa mais linda é que, diante do Pai, ainda com sinais das chagas, Jesus está intercedendo por nós.

Nós também já fizemos verdadeiras loucuras de rebeldia contra Deus e prejudicamos muitas pessoas com nossos erros e vícios, mas Jesus está dizendo ao Pai que sofreu para que os filhos d’Ele não se perdessem, mas se salvassem. É emocionante o que Cristo continua realizando no céu, lá nós temos um Advogado defendendo nossas causas, dizendo ao Senhor: “Pai, olha o sangue que Eu derramei por causa de cada um deles. Não deixe perecer nenhum desses que o Senhor me deu”.

Meu irmão, Jesus não quer que você se perca! Ele fez e continua fazendo tudo para que você volte para Deus. Talvez você não cometa grandes pecados, mas também não tem coragem de seguir Jesus para valer. Quando você tenta ficar na “coluna do meio”, já está caindo “ladeira abaixo”, porque o mundo está dominado pelo demônio e a serviço dele para nos arrastar para o inferno. Não podemos ficar “no mais ou menos”, porque: ou estamos sendo arrastados ou já estamos nadando contra a correnteza, pois existe uma outra coisa além de salvar cada um de nós: Ele também não quer perder os seus filhos, seu genro, sua nora, seu marido, seus netos, sua esposa… A partir dos seus irmãos, Ele quer salvar a todos. O Senhor quer salvar a humanidade inteira, Ele não quer que ninguém se perca. Quantas pessoas estão sendo arrastadas por essa “água lodosa” para a perdição!

Nós precisamos, pela graça de Deus, ser firmes, nadar correnteza acima e arrastar os nossos irmãos. Precisamos colocar nossos joelhos no chão e rogar ao Senhor pela nossa família. Esse é o único meio que temos para salvar os nossos. Não estamos pedindo sozinhos, nós temos, no céu, vivo para sempre, Jesus, mostrando suas chagas e intercedendo por nós.

“Senhor, se Jesus fez, até ao extremo, a vontade do Pai com prazer, eu também quero fazer até o extremo a sua vontade, para que eu não me perca e para que nenhum daqueles que o Senhor me deu venha a se perder.”

Deus já colocou você na sua casa, na sua família. Ele colocou uma família para você, por isso você tem a obrigação de fazer, ao extremo, a vontade d’Ele.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.