Homilia: Transfomados pelo amor

“A glória do Senhor habitará em nossa terra” (Sl 84).

Este Salmo está falando da vinda gloriosa de Jesus. Ele virá com poder e a glória e habitará em nossa terra. Como a Palavra de Deus nos fala, nós teremos céus novos e uma terra nova com uma humanidade nova. Para termos uma sociedade nova, com tudo renovado, precisamos de homens e mulheres novos. É isso o que o Senhor está fazendo.

A criança quando é fecundada é uma “coisinha de nada”, apenas a célula do pai e da mãe, mas como ali já existe vida, ela [criança] vai se transformando. Como é lindo, no exame de ultra-som, poder vê-la se formando. Essa transformação é necessária para que ela possa vir ao mundo. Meus irmãos, é isso o que estamos vivendo nesta terra. Ela é como um grande ventre no qual o Senhor fecundou a criatura nova, o homem novo. É preciso que aconteça cada vez mais uma transformação em nós. É uma coisa pessoal, é você quem está se transformando, – pelo Espírito Santo –, em um homem novo, uma mulher nova.

Quando nós recebemos o Espírito de Deus e ficamos cheios d’Ele, essa transformação vai acontecendo. Você percebeu que já estamos no Sermão da Montanha, a “Constituição do Reino de Deus”? Não se trata apenas de lei, mas de transformação. Como Deus é amor e nós estamos sendo transformados à imagem e semelhança d’Ele, precisamos ser transformados no amor, porque é Ele que nos transforma. A Carta de São João nos diz que – se não amamos –, permanecemos ainda na morte. Que triste quando a criança morre no ventre materno! Que tristeza para aquela mãe, para aquela criança.

O Senhor usa palavras bem fortes para mostrar a necessidade de amarmos e sermos transformados pelo amor. Para fazermos essa ruptura com o egoísmo de vivermos para nós mesmos e de buscarmos apenas os nossos interesses, precisamos fazer uma reviravolta, e isso se chama conversão, e esta é feita pela ação do Espírito Santo e por nós, pois precisamos responder a isso.

Deus nos pede para não nos encolerizarmos, não cultivarmos raiva, nem odiarmos. Quantos de nós descontamos nas crianças a nossa raiva, a nossa impaciência. Na verdade, é o que se passa no nosso coração que descontamos nelas. Quanta porta batida por aí! O Senhor está nos falando de mudança de coração. A raiva pode surgir, pois há muitas razões para que ela surja, mas precisamos controlar a nossa irritação. O Espírito Santo, que mora dentro de você, está aí para transformá-lo.

Eu e você precisamos de um coração novo. Jesus não está exigindo que você já tenha um coração transformado, mas que se deixe transformar; essa é a ação do Espírito Santo. É por isso que o Senhor O colocou dentro de você. Ele mora em nós como num templo, isto quer dizer que Ele permanece dentro de nós para nos transformar à imagem e semelhança de Deus, que é amor, para sermos homens novos e participantes do mundo novo.

Se nós não nos deixarmos transformar, não teremos lugar na humanidade nova. Não é questão de idade, mas de alma, de espírito e de coração. É por isso que Deus diz que precisamos ter coração de criança.

A expressão “pau que nasce torto, morre torto” para Deus não existe. Deus quer e pode transformar tudo e todos.

“Quando tu estiverdes levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta” (Mt 5,23-24).

O que o Senhor está dizendo, com palavras fortes, é que a reconciliação com o irmão é mais importante do que o sacrifício que você vai ofertar. Porque erramos, temos sempre de pedir perdão, e de nos reconciliarmos com o próximo. O exercício do perdão amolece o coração. Muitas vezes, o nosso orgulho não nos deixa buscar e conceder o nosso perdão. É por isso que hoje nós precisamos dizer, pedindo do fundo do coração: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”. Só o Espírito Santo para fazer isso. Você precisa d’Ele para ser transformado.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.