Jesus convoca você

Na coletoria de impostos, Mateus se levantou e seguiu Jesus. Para que você entenda melhor, o Senhor viu um homem nesse local [coletoria de impostos] e o chamou, assim como está no Evangelho de São Mateus 9, 9-13.

‘Os homens vêem as aparências, mas Deus vê o coração’

O povo de Deus estava sob o jugo do Império Romano. Eles realmente cobravam pesados impostos e tinham consciência de que não poderiam ser dominados por um povo pagão. Os romanos, por essa razão, foram muitos espertos. Por isso os cobradores de impostos eram odiados pelo povo. Pelo fato de serem odiados isso causava polêmica na época, pois violência gera violência; injustiça gera injustiça. Os romanos mais espertos cobravam na proporção que eles recebiam e 10% de tudo que era arrecadado era para eles. Por isso eram tão duros e corruptos.

Mateus, que é o autor de um dos Evangelhos, ao nos contar o que aconteceu em sua vida nos dá um testemunho de fé e amor por Jesus. É o que nós chamamos de conversão, que é uma transformação de vida. Deus ama você e Jesus pessoalmente o ama gratuitamente, não pelas coisas que você faz, Ele o amou antes de você existir. Não é por mérito, mas por Ele ser amor. Tudo com amor. Apesar de todas as “burradas” de sua vida, Ele nunca deixou de amar você. Jesus tem um interesse especial por mim e por você. Diga a você mesmo: “Jesus me ama!”, convicto, mesmo nos erros de sua vida, pois Ele o ama gratuitamente. Hoje o Senhor também está dizendo a você: “Segue-me!”

Na verdade, esse convite não é para você ser padre, religioso ou religiosa; é certo que no nosso meio há pessoas vocacionadas a isso, mas Ele o está chamando, assim como fez com Mateus.

Era costume, naquela época, que o mestre fosse à frente e os discípulos o seguiam em fila indiana, um atrás do outro. Se estavam andando na rua, já sabiam que quem estava à frente era o mestre.

“Segue-me” é o que Ele lhe fala de perto: “Venha estar bem próximo a Mim”. Não queira mais ir pelos caminhos por onde andou, mesmo que você tenha medo de segui-Lo. Porque muitas vezes quando lemos e escutamos essas palavras nos dá arrepio e medo, mas o próprio Jesus está lhe dizendo: “Segue-me”. O restante Ele fará.

Cristo não olha para a sua situação, mas olha para o amor d’Ele dizendo “segue-me”. Parece até uma irresponsabilidade quando nos fala isso, mas assim como acontece com Mateus, que larga tudo e O segue, é o Senhor que está lhe dizendo: “Siga-me”.

Se sua vida estiver estragada e escangalhada, mesmo assim Jesus o chama e não é difícil segui-Lo. Vai ser uma luta, mas isso não será impossível. Somente exigirá muita constância e lutas interiores. Existem muitos “jovens PHN” que decidiram seguir o Senhor, e assim como Jesus chamou o apóstolo que era cobrador de impostos, agora é a sua vez.

É o próprio Jesus que está lhe dizendo “segue-me”.

É o momento de retomar para valer o caminho de volta para Jesus Cristo! O mundo de hoje não vive isso. No entanto, isso é que é o valioso: não ser uma “Maria vai com as outras”! Você decide e vai com Jesus!

Muitos dizem que devemos deixar os jovens experimentarem a vida, mas não nos enganemos, pois Jesus passa uma, dez, cem e até mil vezes, mas uma delas pode ser a última. Não por Ele desistir de você, mas por você não querer mais segui-Lo por alguma circunstância. Há muitos jovens morrendo e morrendo muito cedo. O mundo está traiçoeiro e os envolve, embora Jesus os chame, muitos já estão envolvidos por ele [mundo]. Agora é o tempo favorável e hoje é o dia da salvação: Jesus está chamando você.

Está tudo certo e tudo bem, mas por quê? Porque Jesus o ama e foi até a cruz e morreu por sua causa! E morreria por você outra vez se preciso fosse. Não foi qualquer morte, mas foi na cruz e com todos os sofrimentos. Assim como a música que diz: “Ninguém te ama como eu, olhe pra cruz foi por ti porque te amo”, ninguém o amará como Jesus.

Entre nesta luta! Para esta conquista, para ser um vencedor! Jesus quer fazer de você um vencedor, uma lutadora, uma vencedora. Louvado seja Deus! Com Jesus, sou lutador e vou ser lutador porque ninguém me ama como Ele! Com Ele já sou vitorioso, já sou vencedor porque o Senhor morreu por mim e ninguém me ama e nem me amará mais do que Ele. Eu entro hoje neste campo, nesta batalha. Repitam: sou seguidor de Jesus! Sou seguidora de Jesus e vou caminhar com Ele dia a dia na minha vida.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.