Jesus é a misericórdia

Hoje, dia 2 de abril, faz dois anos que o papa João Paulo II entrou para a vida eterna. O primeiro processo para a canonização dele já terminou, agora, é só uma questão de tempo, mas a certeza que temos é que nosso querido João Paulo II já está intercedendo por nós, pela Igreja. Temos a impressão de que quando chegarmos à vida eterna, ficaremos repousando, mas, como Santa Terezinha dizia, no céu nós vamos trabalhar muito mais.

O Evangelho de hoje fala de Lázaro que era leproso, e de todos que eram obrigados a se afastar por causa dessa doença. Bethânia era uma aldeia de leprosos. Jesus, sem nenhum medo e preconceito freqüentava a casa de Lázaro, era para lá que Jesus voltava para descansar. Uma coisa que muita gente não sabia, mas que está se tornando cada vez mais provado, é que Maria, irmã de Lázaro, era pecadora, ou seja, era prostituta de leprosos e, certamente, ganhava bastante por isso. Marta e Maria foram viver com seu irmão porque não podiam deixá-lo sozinho. No dia do diálogo entre Jesus e Maria, provavelmente, Jesus estava mais uma vez tentando falar ao coração de Maria, ele estava lhe dando tempo. Não que Ele não se incomodasse que ela fosse prostituta, mas Jesus não “arromba a porta”, ele quer que ela se abra.

Embora todos estivessem escandalizados por vê-la lavar os pés de Jesus e enxugá-lo com seus cabelos, para Jesus a visão era totalmente outra, pois o momento da misericórdia tinha chegado ao coração dela. Aquele perfume que ela usava para seduzir os homens, ela o derramou todo aos pés de Jesus.

Hoje, mas também durante toda a Semana Santa o Evangelho fala de misericórdia e perdão. É a semana para fazermos o que Maria fez, ou seja, pegarmos toda a causa do nosso pecado e colocar aos pés de Jesus.

João Paulo II, interceda por nós, pela nossa família, para que ela mude. Interceda pelo Brasil, pelo nosso mundo que está se afogando no pecado.

Deus é totalmente providente. Para nós que somos Comunidade Canção Nova, que fomos criados para tratar aqueles que precisam da Divina Misericórdia, chamados para ser retrato dela, precisamos ser Jesus Misericórdia. A primeira leitura é um trecho da nossa história: “Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações (Is 42,1-2)”.

A primeira característica é a misericórdia, mas vai chegar o tempo do fim dela, pois todo tempo tem um fim. E o Senhor vai ter de usar de justiça e separar o joio, mas, antes disso, é preciso que nós, assim como Maria, nos convertamos.

“Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos” (Is 42, 1-4).

Mesmo que você já esteja rachado pelo pecado, Jesus não apagar a mexa que ainda fumega. Como a chama da vela quando está no fim, o Senhor não apagará a chama que ainda fumega. Jesus não quer apagá-lo, Ele quer que você volte para Ele. Ele vai reacender a chama de quem quer que seja.

Qual é o ensinamento de Jesus? Fazer o nosso coração semelhante ao d’Ele, mas para isso é preciso que nos convertamos e derramemos aos pés de Jesus todo o frasco das conseqüências do nosso pecado. Saiba que se você o faz, Ele já está derramando a misericórdia sobre você. Jogue aos pés de Jesus o seu pecado e Ele derrama sobre você toda a sua misericórdia.

Jesus, eu confio em vós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.