:: Jesus é a semente do Reino

Homilia do Padre Jonas Abib
nesta Segunda-feira, 31/julho/2006

As duas parábolas de Jesus, no Evangelho de hoje, nos trazem um grande esclarecimento, pois, olhando para a nossa vida e para a vida do mundo, vemos muito mal, muito sofrimento, violência, mentira, hipocrisia e depravação. Parece que tudo se estragou e não tem mais jeito. Os problemas apareceram de tal maneira que parecem não ter mais solução. Mas o Senhor vem nos dizer que o Reino de Deus é o próprio Jesus.

Acredite, o Senhor está neste mundo como uma semente. Você não percebe, mas Ele já está fazendo novas todas as coisas. Tenha paciência, porque só o Senhor sabe o tempo do Reino de Deus, e Ele nos diz que o Seu Reino está dentro de nós e de nossa casa.

Nós somos os “canteiros” de todas as coisas más, mas, graças a Deus, não existe só o mal dentro de nós. Às vezes, a impressão que temos é de que o mal vence, mas é só aparência. Jesus quer transformar todo mal em bem. Até o seu defeito e a sua teimosia podem tornar-se força, garra e ânimo. Deus é capaz de tudo isso.

Esse Jesus, semente do bem, está em nós, transformando tudo. Você não é um caso perdido, porque a “Semente-Jesus” está em você, fazendo nova todas as coisas.

Ontem, eu estava no Rio de Janeiro e dizia que no meio daquela beleza existe muito mal, e parece que não tem solução, mas é o contrário. Quem é que está no mais alto do Rio de Janeiro, no ponto mais alto da cidade? O Cristo Redentor, ou seja, a redenção. Ele está fazendo a redenção na sua casa, na sua família, no seu bairro e na sua cidade. A última palavra não é a do mal, porque o mal apodrecerá. Quem vencerá será o bem e é Jesus quem nos dá essa certeza.

A Bíblia nos conta como terminará essa história: no final dos tempos os anjos virão, arrancarão o joio e o queimarão. A semente do mal, que é o demônio, será jogada no fogo. O último livro do Apocalipse nos diz que virá um novo sol e uma nova terra, e o mal já não existirá mais. O que hoje é apenas semente, um dia será realidade. O Senhor morará conosco e a morte não existirá mais. E Aquele que está sentado no trono irá nos dizer: “Eis que faço novas todas as coisas”.

Digam comigo: “A semente, que é Jesus, está em mim, na minha família, na minha comunidade, no Brasil e no mundo. Ele é o vitorioso!”

Parabéns! O bem está vencendo em você. Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Redentor sobre o Rio de Janeiro e sobre o Brasil e o mundo. Parabéns por sua redenção!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.