Misericórdia, lugar do perdão

O Senhor deseja que a misericórdia d’Ele aconteça conosco. É lindo como é inspirado o calendário litúrgico! Hoje, é o dia em que o Senhor se dispõe a derramar Sua misericórdia infinita, a qual Ele revelou a Santa Faustina.

O Papa João Paulo II instituiu a Festa da Misericórdia e faleceu às vésperas de uma delas. As festas litúrgicas começam a ser comemoradas na véspera; então, a partir das 18h, começa a solenidade. Já começada a Festa da Misericórdia, o Senhor ‘leva’ o Papa João Paulo II. Deus tinha uma escolha toda especial. Hoje, ele [João Paulo II] intercede por todas as pessoas, para que se abram à misericórdia. 

São Paulo nos diz em I Timóteo 1,12ss: “Graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo Nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério, a mim que outrora era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei misericórdia, porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia por ignorância Paulo [Saulo antes da conversão] blasfemava contra os cristãos e os perseguia. Jesus, então, diz a ele: “Saulo, Saulo por que me persegues?” (Atos 9,4). Quantas injúrias ele fez a Jesus! 

O Senhor conhece sua vida e sabe tudo o que fez. Sabe dos maus caminhos que você está seguindo, dos seus pecados e da dureza de seu coração. Ele sabe do seu passado e do seu presente e, agora, vem salvá-lo. Aí está a misericórdia do Pai ao realizar a salvação em Jesus. 

Pensamos que, quando ‘pisamos na bola’, Ele se esquece de nós. Mas não, ao contrário disso, Ele está bem perto. Aí está a misericórdia d’Ele: o coração de Jesus que se encontra com a nossa miséria. 

“Aquele mesmo Jesus, misericordioso com Saulo, está diante de você”, ensina monsenhor Jonas

Nos tempos de erros de Saulo, Jesus estava com ele. Saulo tinha ódio do Mestre Galileu, o qual veio e trouxe toda aquela doutrina e fez milagres. Seu chefe O crucificou, mas os discípulos continuavam anunciando a Boa Nova. E Saulo os perseguia. Jesus esperava o momento de intervir na vida dele. Aquele mesmo Jesus que acolheu Saulo, que foi misericordioso com ele, está aí diante de você.

Cristo está diante de você, esperando uma abertura do seu coração. Deixe que Ele penetre em sua vida. Como irmão e com autoridade, que vem pelo Espírito Santo, eu digo: Meu irmão, acolha, aceite e, com um gesto decidido, entregue-se a Jesus! 

Temos um pensamento de mudar primeiro para depois servir a Jesus; de sermos curados para depois servi-Lo, mas não é assim. O filho pródigo voltou para a casa do pai, mas se ele não retornasse, nunca teria roupas limpas novamente. Temos de ir ao encontro de Jesus do jeito que estamos. Talvez, seu coração esteja sem pecado, mas cheio de ressentimentos, raivas, decepções, mágoas e rancores. Com isso, nosso coração fica endurecido. Mesmos que assim seja, deixe Jesus entrar nele. Volte para o Senhor do jeito que você está. Entregue-se a Ele. Entregue seus sentimentos e mergulhe na misericórdia. Em um gesto interior de vontade, atire-se de cabeça na misericórdia do Senhor. Seja qual for sua vida de pecado, no ‘mais ou menos’, nesse coração endurecido e rancoroso, atire-se, jogue-se e mergulhe na misericórdia do Pai. 

“E a graça de Nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo” (I Timóteo 1,14). O mesmo que Deus fez na vida de Paulo, se nos entregarmos, Jesus fará a mesma obra em nós. Muito obrigado, Senhor! 

“Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro” (cf. I Timóteo 1,16). Paulo escreveu isso, depois de muito tempo, depois de um grande trabalho: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”(Deuteronômio 6, 4-6).

Mesmo que você tenha andado errado, Deus ainda o ama e o quer de volta. Não é porque Ele precisa de você, mas porque você precisa d’Ele. Seja unicamente do Senhor! Ele sabe que você precisa voltar e ser unicamente d’Ele. Por isso lhe deu Seu Filho único para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha vida eterna. Deus mandou Seu Filho para que o mundo fosse salvo. É pelas chagas do Senhor que somos salvos.

O Senhor nos amou e por amor foi até a cruz para nos trazer a salvação. Para nos tirar do poder das trevas e dar-nos a luz.

Hoje, é o dia de sua opção por Jesus, Filho de Deus. Faça a sua opção por Ele. Não pertencemos a este mundo, somos cidadãos do céu e precisamos deixar cada vez mais longe o reino das trevas, onde impera o pecado. Deixe o reino do pecado e peça força ao Senhor.

O Senhor endereçou o ministério de Paulo aos pagãos, os quais tinham uma vida desenfreada. Nós estamos em um mundo assim, vivemos como os pagãos. Somos contagiados por eles. Mas o Senhor está afirmando – através de um exemplo vivo de Saulo, que se transformou em Paulo. Jesus quer que você, uma vez perdoado e atingido pela misericórdia d’Ele, que vá se fazendo e não de uma hora para outra, que você queira ser um exemplo como Paulo. 
Que você não seja uma pessoa de vida medíocre e depravada, de ‘mais ou menos’, ou de um Cristianismo ‘light’ e que serviu ao Senhor e, por decepções, largou tudo. O Senhor quer que você, agora que recebeu a graça e em processo de transformação, acolha e entregue sua vida a Ele. 

Volte com plenos direitos de filho do Pai, com “sandálias novas” nos pés, como o ‘filho pródigo’ para levar o anúncio aos outros. Não espere mudar de vida, é necessário você voltar.

Entregue-se a Jesus e salve-se. Não pense no que vai deixar para trás, pois Ele é cheio de amor. Há pessoas muito necessitadas, e muitas outras Jesus quer que você leve o “remédio”. 

Este é o tempo e este tempo passará. Deus está abrindo as portas. Ele virá. Mais dia ou menos dia, Ele virá! 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.