MP3: 'Juntai os pedaços'

No Evangelho de João 6,1-15 está escrito que uma grande multidão seguia Jesus por ver os sinais que Ele fazia em favor dos doentes. Vinha uma multidão para ver esses milagres. Diante da situação de não ter o que comer surge o menino com 5 pães e dois peixes. Logo o apóstolo questiona o que é isso para uma multidão dessa. Mas, graças a Deus, havia esses 5 pães e 2 peixes.

O que mais me chamou a atenção é que, depois de saciada a fome de todos, Jesus ainda diz para juntarem os pedaços do que sobrou. Isso chama atenção porque o que foi juntado era a sobra, o resto. E com esses pedaços eles encheram grandes cestos. Jesus ficou sempre com os 5 pães nas mãos e os 2 peixes, mas os ia passando conforme o povo pedia. Nunca terminava essa quantia nas mãos do Senhor. O povo viu que dos restos, dos pedaços, juntaram 12 cestos, o entusiasmo da multidão foi ao auge, por isso esta já O proclamava como rei e profeta que havia de vir para este mundo. Nesse momento, Jesus teve que escapar rapidamente para as montanhas, pois não era tempo nem deveria ser desse jeito.

A multidão proclamou Jesus Cristo como rei assim que Ele juntou o restante do alimento. O Senhor suscitou Sua Divina Misericórdia, pois era necessário que os homens conhecessem e experimentassem a Misericórdia do Coração de Deus antes que chegasse o dia do juízo. Isso foi recebido como informação de Santa Faustina.

Estamos nos tempos da Divina Misericórdia. O Senhor diz que este é o tempo de experimentarmos essa graça. Esse tempo, para nós, vai acabar, não a Misericórdia de Deus, mas nosso tempo da Misericórdia sim, pois logo depois virá o tempo da justiça. Quem de nós aguentará a justiça de Deus? Precisamos aproveitar o tempo da Divina Misericórdia.

Em breve veremos Jesus em glória. Vamos proclamá-Lo Rei e Senhor porque O vimos juntar os “pedaços”. Em primeiro lugar os nossos pedaços. Talvez muitos, no passado ou no presente, não tenham, como o menino 5 pães e 2 peixes, este deu só isso e talvez não tenhamos nem isso para dar a Jesus, apenas pedaços. Mas foi o próprio Jesus quem disse para juntar os pedaços.

É isso que fazemos, juntamos os pedaços e com os pedaços de cada um, dando doze cestos, o número da perfeição. São cestos de pedaços, mas hoje o Senhor nos diz que se não temos mais do que pedaços para dar a Ele. O mundo faz de nossos pedaços lixo, mas Jesus não. Enquanto o Senhor manda juntar os pedaços, o mundo recebe a ordem do diabo de jogá-los no lixo.

A obra que o inimigo de Deus está fazendo é de dizimação. Entre os filhos de Deus o diabo está dizimando os que são jovens. Para a Igreja e para Deus você é muito precioso e você pode e deve dar sua juventude para o Senhor. Ponha-se inteiro na mão de Deus Pai, não espere que o mundo tire pedaços de você. Se você pode se entregar por inteiro se entregue porque Deus está precisando de muitos, inclusive para pegar pedaços.

(Trecho da palestra “Juntai os pedaços” de monsenhor Jonas Abib de 12/04/02).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.