'Não acumular pecados'

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib

No Evangelho de hoje, uma multidão se reúne ao lado de Pedro e ele começa a pregar. É a segunda vez que ele prega em público depois de Pentecostes. Ao lado da sala, onde eles estavam, 3 mil pessoas ficaram cheias do Espírito Santo. Não somos capazes de imaginar como o apóstolo começou a pregar, ousadamente, no templo, pela força e intrepidez do Espírito Santo.

Meus irmãos, Pedro explica que o Deus de Abraão glorificou o seu servo Jesus e, com toda coragem, disse que eles entregaram Jesus a Pilatos quando este estava decidido a soltá-Lo, visto que o forçaram a condenar o Senhor. “Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos dessem um homicida, Barrabás” (Atos 3,14).

Pedro não tem meias palavras. Ele põe às claras o erro dos israelitas; mas, logo, vem a misericórdia: “Matastes o Príncipe da vida, mas Deus O ressuscitou dentre os mortos: disso nós somos testemunhas” (At 3,15). E continua dizendo que sabe que fizeram isso por ignorância, porém, o Senhor fez o que prometeu aos profetas, pois Ele deveria padecer. Acrescentando: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados” (Atos 3,19).

Essa também é a necessidade dos tempos de hoje [o arrependimento]. Precisamos dizer o que é bom e o que é pecado. As nossas justificativas não nos justificam. O que precisamos é ser justificados, por isso, temos de ser sinceros com nós mesmos. Deus está aí com sua Misericórdia. Mesmo que tivéssemos errado por má vontade, o Senhor está disposto a nos perdoar se nos confessarmos e admitirmos nossos erros. Ele é fiel e justo para nos purificar de toda iniqüidade.

Pecamos por causa do mistério da iniqüidade que está em nós. Não adianta ficarmos nos desculpando, porque a desculpa não nos tira a culpa. Arrependamo-nos, pois, no arrependimento, Deus está presente para nos perdoar e purificar.

Hoje é o dia da salvação, pois a Palavra de Deus se cumpre no hoje. Quem de nós não precisa admitir os seus erros? Sejam eles grandes ou pequenos, se o admitirmos e nos apresentarmos ao Senhor, pedindo-Lhe perdão, Ele nos será fiel e justo. Você não pode dar uma de “sem-vergonha”, ser aquele que peca e depois se arrepende, peca e se arrepende… Isso é a voz da tentação, não podemos ser relaxados. Hoje é o dia de admitir o próprio pecado e se arrepender. Vá se confessar, pois, já no ato do arrependimento, somos perdoados.

Logo em seguida, vem algo lindo da parte do Senhor: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado” (At 13,19-20). Na segunda pregação feita no templo o apóstolo Pedro já fala da segunda vinda de Jesus. Quando Cristo vier, Ele vai restaurar todas as coisas. Será a nova criação. Nós ressuscitaremos com Ele. Não sabemos quando, mas o dia esta próximo. A vinda do Senhor se aproxima a cada dia, e quem estiver vivo, não precisará morrer, pois será imediatamente ressuscitado. Quem morreu na graça do Senhor, ressuscitará.

É preciso viver como se o Senhor viesse hoje, por isso precisamos nos arrepender continuamente. Só estaremos realmente puros se nos arrependermos continuamente.

O “andar na graça” de Deus, o arrepender-se é o mínimo que temos de fazer para receber tão grande glória. Que assim seja para mim e para você.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Deixe seu comentário

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.