Não andar para trás

Agora é o tempo favorável, é o dia da salvação. Nesse tempo da Quaresma, Deus fez muito na sua vida, no seu coração. Talvez você não tenha percebido que Ele agiu. Talvez você tivesse que ter contribuído muito mais, mas Deus fez a parte d’Ele. Hoje, a liturgia volta a colocar no salmo: “Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus” (Sl 68). Agora, nós entramos num tempo favorável por excelência, pois esses três dias que nos separam da Páscoa são os dias da salvação.

Muitos são pessimistas e acham que nada muda nos outros, está tudo igual. Pior são os pessimistas consigo mesmo, que acham que nada mudou, mas não imprimiu esforço algum. Nós temos de dizer ao Senhor: “Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus” (Sl 68). Hoje, vindo a Virgem Maria ao nosso encontro, nós iremos, nesse tempo pascal, dar um passo firme em direção a salvação.

Nós encontramos no Evangelho uma coisa chocante, Judas, que deu passos cada vez mais para trás, a ponto de realizar o que diz o Evangelho: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” (Mt 26,15). Ele estava fazendo um negócio, a oferta dele era Jesus. Judas chegou a banalizá-Lo como um objeto de comércio. Como Ele valia pouco para Judas!

Na última ceia, Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará” (Jo 13,21). Ele anunciou isso para dizer que sabia o que iria acontecer, mas o que o entristecia era saber que um de seus apóstolos O trairia. Jesus, naquele momento, estava perseguindo Judas com sua misericórdia. Ele queria, naqueles últimos momentos, fisgá-lo, retirá-lo daquela situação com a sua misericórdia. Jesus não o desmascarou, mas disso com toda a humildade para cativar o coração de Judas.

O que é que está acontecendo com você? Está se deixando fisgar pela misericórdia que é o próprio Jesus, ou está resistindo a ela?

Jesus diz a Judas: “O que tens a fazer, executa-o depressa” (Jo 13,27). Imagine o que era para Judas permanecer naquela ceia. Então, Jesus, por misericórdia, facilita, embora esperasse que a Palavra d’Ele caísse no coração de Judas. O apóstolo percebeu que Jesus o estava cercando com sua misericórdia. Se naquele caminho, Judas deixasse que a Palavra de Jesus caísse em seu coração e voltasse arrependido, buscando o perdão, Jesus o perdoaria.

Esteja você e eu em que situação estivermos, Jesus está nos perseguindo com a Palavra, com a misericórdia. Deixemo-nos pegar, atrair, deixemos-nos agarrar por Ele.

O que aconteceu para Judas chegar a este ponto? A idéia dele a respeito do Reino que Jesus estava pregando era humana, ele esperava que o Messias virasse a mesa, tomasse uma iniciativa. Judas constatou que Jesus era um messias, mas, no seu pensamento, ele queria um reino humano, queria que Jesus fizesse uma conspiração, que realizasse uma reviravolta, entrasse em luta com o governador e vencesse os Romanos. Israel seria um vencedor, o Messias tomaria posse do reino de Deus.
Judas pensava no poder e precisava de dinheiro para articular seus planos. Ele teve de comprar muita gente para chegar ao sumo sacerdote, por isso ele roubava. Só que depois, ele viu que de nada adiantava, pois Jesus não era aquilo que ele esperava.

Está aí o grande perigo, o que aconteceu com Judas pode acontecer com cada um de nós. Corremos o risco do nosso pensamento sobre o reino de Deus ser muito humano. Isso também pode acontecer num grupo de oração ou numa comunidade. Quanta gente faz isso e incorre a todo tipo de pecado. E depois, Jesus acaba valendo muito pouco para essas pessoas, porque o seu pensamento não é mais o pensamento de Jesus, o coração não é mais o mesmo coração de Jesus.

O que nos forma no coração de Jesus é a Palavra, o Evangelho, a Bíblia. Nós temos de ser verdadeiros discípulos. Quem quiser segui-lo, tome a sua cruz a cada dia.

Dar passos para trás é muito fácil, é só se deixar escorregar no lamaçal do mundo. Você precisa ser discípulo, do contrário, passará todo o tempo do discipulado como Judas. Isto não pode acontecer com você.

“Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus” (Sl 68).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.