Éramos como a “sucata” deste mundo, mas Jesus nos resgatou
Quando você veio a este mundo, menino ou menina ainda, começaram as tentações, o sexo e a bebida. Quem sabe pessoas próximas abusaram de você, da sua sexualidade! As coisas que você viu na rua, entre adultos muito próximos, mexeram com sua sexualidade.
Eu não sei sua história, não sei se você se conhece bem, mas você, que foi escolhido por Deus, tornou-se uma “sucata” deste mundo. Não sei quem usou e abusou de você na sua sexualidade; não sei se você abusou na bebida, nas drogas, nas amizades estragadas e nos pecados.
Você sabe que ninguém se estraga sozinho no sexo, no tráfico ou na corrupção. Para poder “entrar nesse mundo”, é preciso que outras pessoas estejam envolvidas. E quantas delas você já estragou ou ajudou a estragar? Chega! Basta!
Foto: Wesley Almeida/CN
Pensávamos que éramos livres
Até hoje você foi enganado, o diabo jogou um “pó de ouro” em seus olhos. Você pensava que era livre, mas estava sendo guiado pelo inimigo. Ele o levou às festas como um cego é levado. Você pensava ser o dono da própria vida, até ficar do jeito que ficou. Hoje, infelizmente, você está uma “sucata”, um lixo jogado no lixo.
Na hora em que o mundo fez de você um lixo e o jogou como um objeto descartável, Jesus foi ao lixão, com as mãos sem luvas e chagadas, com os pés descalços e chagados, peito aberto e ferido, procurar por você. Já não havia mais nenhum valor em você, mas Jesus o resgatou.
Deus não desiste de você
Deus Pai não o abandona. Mesmo que você não tenha acreditado em si, Jesus o levou a sério. Até mesmo quando você quis se estragar, quis experimentar de tudo neste mundo, ter todas as sensações, sem limites para nada, Jesus estava em seu encalço, porque Ele nunca o deixou. Ao contrário, o Senhor sempre disse ao seu ouvido: “Ninguém te ama como Eu”. Foi o Pai quem arrancou você do poder das trevas e o transladou para o Reino de Seu Filho muito querido.
Jesus fala ao coração: “A quanto tempo Eu procurava por você! Por quanto tempo Eu tive que procurá-lo!”.
Dê valor à graça da sua conversão. Não foi você quem se converteu, mas sim o Senhor que o encontrou e fez como o pai com o filho pródigo. Você estava no chão e o Pai lhe devolveu tudo. O seu preço de resgate foi a vida do Filho de Deus, foi o Sangue de Jesus derramado na cruz.
Ama e fazes o que queres
Agora, você está no Reino do Filho muito amado. Neste reino, você é também filho e vive uma verdadeira liberdade. Neste reino existem leis (não existe reino sem mandamentos, sem leis nem ordem), e não há enganos. Lá, no outro reino (o do mundo), há muitos enganos.
Como diz Santo Agostinho: “Ama e fazes o que queres”, não como aqueles amores de paixão e sexo, mas o amor verdadeiro, que constrói as pessoas. O Reino de Deus é o reino da felicidade.
“Ninguém te ama como eu. Olhe para a cruz esta é a minha grande prova. Ninguém te ama como eu.” Foi a obediência de Jesus ao Pai que tornou possível a Ele resgatar a todos.
A independência das coisas de Deus vem do diabo
Jesus viria a este mundo de qualquer forma. Quando um príncipe chega a certa idade, o pai lhe dá um presente. Lúcifer foi constituído para preparar este mundo para Jesus, essa era a missão dele. No entanto, o demônio quis fazer tudo do jeito dele. Ele era um anjo, dependia de Deus, mas preferiu se desligar do Céu e ficou a seu bel prazer. Fez o que quis e deu no que deu.
Em vez de preparar a humanidade para receber o Filho, ele atrapalhou os planos do Senhor. Por isso temos de pegar cada vez mais filhos e prepará-los para Jesus. O Pai disse: “Filho, vá até a cruz por eles”. E o filho disse: “Sim, eu vou. Vai ser muito duro, mas eu vou”. Ele foi obediente até a morte de cruz.
Saiba que você tem tanto valor quanto todas as outras pessoas do mundo. Se fosse só por você, Jesus iria assim mesmo até a cruz. Ele é a vida, mas foi até a morte, e nem esta O venceu.
Que o Filho tenha a multidão de irmãos que o Pai lhe deu, que você possa ser instrumento de resgate para outros.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova