No caminho da santidade

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação” (Eclo 2,1)

Não é possível entrar para o serviço de Deus sem passar pela provação. Talvez, você já esteja vivendo esse momento ou se confundindo com os acontecimentos. Quando o Senhor entra na nossa vida, quando temos a graça do batismo do Espírito Santo, uma nova vida assumimos. Com o batismo ficamos “entusiasmados” e nos arremetemos na direção de Deus e das coisas d’Ele. É do batismo no Espírito que vem o gosto pela Palavra de Deus.

Por isso, nesse momento, temos gosto pela leitura da Bíblia. Parece que aqueles problemas de relacionamento com os membros da nossa família desapareceram. Na realidade, temos maior disposição para superar as crises. Percebemos que os nossos pecados foram desaparecendo aos poucos. Até mesmo o desejo de falar de Deus continua. No entanto, depois de um tempo, após termos passado pela “via iluminativa”, de fazermos nossa experiência com Deus, aquele momento de entusiasmo passa.

“Não é possível entrar para o serviço de Deus sem passar pela provação”, exorta monsenhor Jonas

Para alguns, esse tempo – de via iluminativa – dura mais do que para outros, mas esteja atento, pois vai passar. A partir desse momento, entramos num tempo da provação, queiramos ou não. Por isso a Bíblia nos alerta, a fim de nos prepararmos para o tempo de provação.
Essa “via iluminativa” é graça e vai passar. Por isso, muitas pessoas não conseguem entender e dizem que a nossa conversão, o nosso entusiasmado era de fogo de palha.

As pessoas falando ou não, você, ao se ver nessa situação, questiona-se se valeu a pena. Depois que a primeira fase passou, você se encontra no real do dia a dia. Aí, é preciso perceber que para cada um de nós isso é necessário para nos servir de impulso, pois pela experiência da “via iluminativa” tivemos forças para romper com as cadeias que nos prendiam.

Ouça palestra na íntegra em:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.