O Espírito Santo nos prepara para a vinda do Senhor

Bem-aventurados aqueles que encontram seu prazer na lei de Deus. O caminho dos maus, dos que não querem saber d’Ele, leva-os à morte.

Quando Jesus fala a respeito de sua vinda, conta três parábolas: a parábola das dez virgens, a dos talentos e fala também sobre a Sua segunda vinda, quando Ele vai separar, diante d’Ele, os bons e os maus.

Ele quer que estejamos todos do lado das ovelhas, por isso, agora é tempo de procurá-Lo. O Senhor nos fala da Sua vinda gloriosa não para ficarmos com medo d’Ele, mas para estarmos preparados, pois Ele virá uma segunda vez. Se a primeira vinda foi tão importante, já que Ele mandou João Batista para prepará-la, a segunda será definitiva, quando as portas serão fechadas.

Alguns zombam, dizendo que é tempo perdido servir ao Senhor. Mas, na verdade, buscá-Lo é uma necessidade para nós. Ele não quer eliminar ninguém, não quer condenar ninguém. O Senhor é misericórdia, por isso mandou Jonas pregar, em Nínive, com palavras duras, para que as pessoas fossem tocadas realmente, pois não queria castigá-las.

“É o Paráclito quem vai preparar a segunda vida do Senhor”, ensina monsenhor Jonas

Até mesmo dentro da nossa família, as pessoas se dividem entre os que estão com o Senhor e os que não querem saber d’Ele. E do mesmo modo que o Senhor não quer perder ninguém, você também não quer perder nenhum dos seus. Ele quer que trilhemos o Seu caminho, empenhemo-nos em retirar os outros do caminho errado e trazê-los de volta; não os agredindo com palavras, mas sendo perseverantes na oração e na evangelização.

O Evangelho vem trazer para nós também a realidade (cf. Lc 11,5-13) do amigo inoportuno, que vai buscar pão emprestado. Seu amigo atende a porta por causa da sua insistência. Jesus nos ensina que devemos ser insistentes com nossas orações.

No versículo 13, Jesus vai dizer: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem”.

Já faz mais de 30 anos que o Senhor tem derramado Seu Espírito sobre nós, assim como em Pentecostes. E Ele faz isso agora, porque, assim como Pentecostes foi o início, agora estamos no fim dos tempos. Ele derrama, neste tempo, o Seu Espírito para que não sejamos consumidos por este fogo inextinguível.

A receita para nós e para aqueles que estão longe de Deus é o Espírito Santo. É o Paráclito quem vai preparar a segunda vida do Senhor. Não é para ficarmos com medo, mas para buscarmos o Espírito Santo; não perdê-Lo, mas nos empenharmos para que, assim como tivemos a graça de recebê-Lo, também aqueles que estão no caminho errado O recebam e estejam preparados para a Sua segunda vinda.

Homilia de Padre Jonas Abib
6 de outubro de 2006

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.