joio e o trigo

A parábola do Joio e o Trigo

Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os servos foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio?’ ‘Não!’, disse ele. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarraio em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!’” (Mt 13,25-30).

Na parábola do joio e do trigo, Jesus mesmo explica: o campo é o reino de Deus plantado nesta terra. O joio é a semente do maligno; o trigo que nasce são os súditos do reino. Isso é revelador! Infelizmente, existem os súditos do maligno, pessoas que o servem.

O demônio engana e consegue súditos para o seu reino, mostrando as coisas bonitas deste mundo. Ele teve o descaramento de fazer isso com Jesus: “Portanto, se te prostares diante de mim, tudo será teu” (Lc 4,7).

Ele continua fazendo isso! Oferece grandeza, glória, prazer ilícito, sucesso – as riquezas deste mundo – em troca de adoração e obediência. O que acontece com as seitas satânicas, por exemplo, é exatamente isso!

O que o demônio quer é implantar o mal – a impureza, a desonestidade, o adultério, a corrupção, as drogas, a bebida, a desgraça, enfim, o pecado. E quem aceita fazer o jogo dele torna-se seu súdito.

Ouve-se muito a seguinte pergunta: por que os bons sofrem tanto? Por que os que lutam por Deus e são de Deus sofrem tanto? Os bons padecem tanto, enquanto os maus, os mundanos, os corruptos deste mundo têm tudo e prosperam.

Por que isso acontece? Porque o príncipe do mundo favorece e dá tudo o que tem aos seus súditos.

Já o Filho de Deus escolheu o caminho da pobreza, da humildade, da renúncia: o caminho da cruz. Quando o Filho de Deus chegou aqui, já havia um reino implantado. Assim, em vez de encontrar sacerdotes, sumos sacerdotes, chefes do povo preparados para receber o Filho de Deus que nascia em sua terra a fim de implantar o reino de Deus, Jesus encontrou perseguidores, traidores que o julgaram, condenaram e o entregaram à morte. Lúcifer já havia trabalhado isso no coração deles.

O Filho de Deus, obediente ao Pai, aceita até mesmo passar pela morte, e morte na cruz. A semente do reino é regada com seu sangue e há quase dois mil anos está crescendo nesta terra. O reino de Deus está entre nós! Mas já havia o joio que satanás, o príncipe deste mundo, plantou. O veneno dele está presente, cobrindo o trigo e sufocando os súditos do reino. O trigo da bondade, da simplicidade, do amor, da paciência, da justiça, da verdade, é sufocado pela corrupção. No entanto, a grande notícia é que o Filho de Deus passou e plantou aqui o seu reino.

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Trecho extraído do livro do Monsenhor Jonas Abib : “Céus Novos e uma Terra Nova”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.