O nosso Deus não é um Deus castigador

No Evangelho de São Marcos, capítulo 2, versículos de 1 a 12, Jesus diz ao homem paralítico assim: “Filho, os teus pecados te são perdoados”.

O Senhor nos diz isso outra vez, porque somos “duros na queda”, infelizmente. A nossa cabeça fica arquitetando coisas contra nós, isso é uma coisa daninha, fruto do pecado original. Infelizmente, os nossos pensamentos acabam sempre conspirando contra nós. A coisa mais preciosa que Deus nos deu é a nossa inteligência. No entanto, junto com os nossos pensamentos estão nossos sentimentos e nossas emoções conspirando contra nós.

O Senhor nos fala que nos perdoa, porque é perdão e misericórdia. Porque faz parte da essência d’Ele ser amor, misericórdia e perdão. Assim como São João disse que Deus é amor, também poderia dizer que Ele é misericórdia – está escrito assim no Antigo Testamento. Como também poderia dizer que Deus é perdão, porque uma coisa “sai” da outra. Mas, apesar disso, nós não nos convencemos disso. Hoje, mais uma vez, o Senhor está dizendo: “Filha, filho, os teus pecados estão perdoados”. Já estou até imaginando a reação de alguns pensando “Isso é assim tão fácil?”, da mesma forma como os fariseus pensaram. “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus aí está fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade” (1Jo 1,8-9).

Porque Deus é misericórdia e perdão, é só se aproximar d’Ele que a misericórdia já está acontecendo e o perdão também. Se eu colocar um papel perto do fogo, com certeza, ele vai queimar. Enquanto guardamos o pecado para nós e ficamos remoendo o sentimento de culpa, ficamos dando justificativas e não tomamos a decisão de nos confessar ao Senhor, dessa forma o pecado continua em nós, a verdade não está em nós e ainda chamamos Deus de mentiroso. Mas se reconhecemos os nossos pecados, Deus aí está! Ele que é amor, misericórdia e perdão. Coloque o seu pecado, o seu sentimento de culpa no fogo do amor e da misericórdia de Deus.

Às vezes, somos tolos e pegamos os “restos do papel queimado” e ficamos com as mãos sujas… Mesmo depois de já termos sido perdoados. Ficamos sujos com o resto do pecado e essa sujeira fica agarrada em nós, enquanto o nosso Deus é amor, misericórdia! Não ande mais nem com as suas mãos sujas! Lave tudo, tire toda sujeira do pecado e todo resto do pecado que ficou em você.

Preciso explicar para você que a ligação entre pecado e doença não é aquela que a nossa cabeça nos mostra. Quantas pessoas pensam que estão doentes porque Deus as castigou. Quem de nós nunca pensou que as doenças e males da nossa vida foi porque Deus nos castigou? Mas isso não é verdade. O nosso Deus não é um Deus castigador.

O que acontece é que infelizmente os nossos pecados, muitas vezes, diretamente já causam doenças; por exemplo, a pessoa que nutre raiva e rancor acaba com seu fígado, seu estômago, seu sistema circulatório. É uma ligação direta, porque não fomos feitos para odiar. O pior é que isso acaba com a gente. E quando você abre uma brecha para o pecado, você deixa a porta da rua “escancarada”. O primeiro que vai entrar é o cachorro e, depois dele, entra quem quiser entrar. O pecado é assim e nessa hora a quem você obedeceu? A Deus ou ao outro [maligno]? Infelizmente, ao agir dessa forma, você obedeceu ao outro, e a partir daí ele adquiriu direitos sobre você. Você entendeu? Não é Deus quem nos castiga, mas nós que deixamos brecha para o inimigo entrar.

Por isso, vamos nos decidir: Pecado na minha vida, nunca mais! Se eu pecar, não vou ficar nenhum dia, nenhuma tarde, nenhuma hora em pecado! Vou reconhecer logo a minha culpa e vou me apresentar ao Senhor. Vou me apresentar ao meu Deus, meu Senhor que é amor, misericórdia e perdão. E na hora em que eu reconhecer e me apresentar, Ele já estará me perdoando porque é amor, misericórdia e perdão.

É claro que se for um pecado grave, será preciso passar pelo sacramento da confissão, daí nós temos não somente o perdão de Deus, mas um documento que prova que o Senhor nos perdoou. A confissão garante o perdão que você adquiriu quando reconheceu seu pecado. Não perca tempo. Reconheça-o o mais rápido possível e receba d’Ele a plena purificação dos seus pecados. Apresente-se ao Senhor para viver vida nova!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.