O salva-vidas dos jovens

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib

Nós lemos no Evangelho de hoje que quem fez uma pergunta a Jesus são os discípulos. Eles estavam interessados em saber quem é o maior no reino do céu, mostrando uma tendência infeliz de querer ser sempre mais do que os outros. É claro que devemos progredir, superar, ter motivação e conquistas. Deus nos deu essa força porque é dinâmico, mas, infelizmente, o pecado original dez disso uma soberba e acabamos querendo ser mais do que os outros. Jesus pegou uma criança e disse: “Se não vos transformardes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus”. O pecado do demônio é o orgulho.


Monsenhor Jonas fala sobre a saúde do Eto e faz apelo à Evangelização durante homilia


O Evangelho vem nos dizer que precisamos ser os melhores. Não melhor do que os outros, mas melhor para os outros. O senhor nos quer caminhando, vivos, fortes, vencendo os problemas. Ele quer que sejamos cada vez melhores.

“Senhor, dai-me a graça da humildade, de ser como criança, pobre, segundo o Evangelho e assim ser melhor para os outros. É a Sua vontade, é a minha vontade.”

Dom Bosco fez isso; ele foi cuidar dos jovens. Aconteceu na Europa a explosão da industria, que passou a produzir muito mais produtos do que as pessoas conseguiam fazer com as próprias mãos. Com isso, muitos jovens foram para Turin, na Itália, em busca de serviço. Chegando, viram que foi uma ilusão, pois, com as máquinas, as industrias não precisavam de muita gente. E esses jovens, então, foram se “perdendo”. Muitos deles acabavam roubando até mesmo para comer, matando-se, prostituindo-se e indo para prisão. E foi na prisão que Dom Bosco começou o seu trabalho com os jovens. Mas ele percebeu que não bastava ir ao encontro dos jovens naquele lugar, era preciso atingir a causa com os empresários e os construtores, porque o que eles faziam era uma barbaridade, uma desumanidade. Eram 12, 14, às vezes, 16 horas de trabalho e muitos adoeciam e morriam por causa do vapor ácido das máquinas.

Devido a toda essa situação, Dom Bosco acabou criando uma casa com muita dificuldade, dívidas, problemas; mas com todo ardor para acolher os jovens, colocá-los para trabalhar e também criar escolas profissionais dentro da sua casa para, depois, com os jovens já preparados, colocá-los nas indústrias. Mas, principalmente, pelo amor e pela espiritualidade. É dele o lema que usamos: “Dai-me almas e ficai com o resto”.

Na verdade, Dom Bosco foi um salva-vidas de jovens e criou uma tropa de resgate que são os Salesianos e a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. ele foi o intercessor para que eu fizesse a Canção Nova, por isso a origem de nosso trabalho, pois ele fazia música, teatro e se estivesse vivo hoje, estaria envolvido com a internet.

A primeira leitura traz algo muito importante para nós, porque ela nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. São Paulo escreveu a carta aos Filipenses na prisão; ele estava encarcerado pela causa do Evangelho. Ele dizia aos cristãos que experimentavam a perseguição: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Seja conhecido de todos os homens que o Senhor está próximo”.

Hoje, estamos muito mais perto da vida do Senhor. Não sabemos quando será, mas se Ele não vier, nós iremos até Ele. É preciso pregar, a cada geração, a vinda do senhor, senão ficaremos como cristãos sem fibra, sem têmpera. Diante dos problemas que encontramos, precisamos estar alegres. Deus está dizendo que isso é possível, mas nós,diante das dores, ao invés de buscar a alegria que está em nosso coração, nós nos enterramos na tristeza e parece que é até bonito mostrar para os outros que estamos passando por uma dificuldade. Muitas vezes, nos fazemos de coitadinhos. Não; o cristão é fibra. Claro que ele enfrenta problemas, mas o que o Senhor diz a cada um de nós é que nos alegremos sempre n’Ele. Se
Ele diz, é porque é possível, com a graça de Deus. o cristão tem de fazer a diferente, tem que ser melhor, mas para os outros. Em Deus, é possível ser alegre nos maiores sofrimentos.

Em todas as circunstâncias, apresente a Deus a ação de graças de louvar no sofrimento. Assim como Paulo saiu da prisão, você ai sair da situação. Onde estão os problemas do ano passado? Se você agüentou todos eles, é porque Deus lhe Deus força.

“A paz de Deus, que excede todo o entendimento, haverá de guardar vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus”. Em certas situações que estamos vivendo, só a Palavra de Deus nos garante a paz mesmo diante de todos os problemas.

Assim seja, Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.