O vírus da desobediência

Diga para você mesmo, para o seu coração: “Eis que venho fazer, com prazer, sua vontade, Senhor”.

Esse Salmo foi escolhido por causa desse refrão, porque, assim como o vírus que entra por uma brecha para trazer doença e morte para nós, o grande vírus que trouxe a desgraça para a humanidade foi a desobediência.

Primeiro, Lúcifer havia desobedecido ao Senhor. Lúcifer era o anjo mais poderoso, mais lindo e capacitado, por isso foi enviado por Deus para preparar a terra para a vinda do Filho d’Ele. Mas quando ele viu o poder que o Senhor lhe deu, no seu orgulho, acabou desobedecendo, sendo rebelde e arrastando consigo muitos outros anjos. E os que eram anjos, acabaram sendo demônios.

Desde aquele tempo, até hoje, nós percebemos isso na nossa carne. Os demônios vivem para atrapalhar nossa vida, não querendo que nós tenhamos a salvação. Foi a desobediência que fez com que esse mal entrasse no mundo.

Todas as suas dores, doenças, perdas, aflições e até mesmo o desespero que você acarreta, são causa da desobediência.

Quando Deus pôs o homem neste mundo, o demônio viu que os lugares que os anjos rebeldes deixaram no céu, seriam ocupados por nós. E, por inveja, veio com grande furor para nos impedir de chegarmos ao lugar que nos cabe.

Os seus sofrimentos são por causa da desobediência. Talvez não seja você o desobediente, mas seus filhos ou seus pais que vivem brigando e se separam. A separação é dilaceramento, é dor, é sofrimento. Tudo isso entrou no mundo, não porque Deus quis, pois quando Ele fez a criatura humana, tudo era muito bom. Assim como o vírus entra por uma brecha, foi preciso que a salvação entrasse pela porta do sim, da obediência. Foi a obediência do próprio Filho de Deus que, vendo o sofrimento do Pai pela situação da humanidade, disse o sim para que fôssemos salvos. Nós, infelizmente, não pensamos na nossa salvação. O Filho desejoso de obedecer ao Pai, porque via o sofrimento do coração d’Ele, disse sim. “Eis que venho fazer, com prazer, tua vontade, Senhor”. Ele aceitou toda a vida terrível de perseguição que teve para fazer a vontade do Pai.

Hoje, nós celebramos a anunciação do Senhor, quando Maria perguntou ao anjo como ela seria a mãe do Filho de Deus. Nova como era, Maria não conseguiu entender o que disse o anjo, mas entendeu que aquilo era a vontade de Deus. Ela era a escolhida, mas em nenhum momento ela se encheu de orgulho, ao contrário de Lúcifer. Maria, por obra do Espírito Santo, pouco a pouco vai aceitando pela fé e Deus vai se fazendo entender. Então ela: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a vossa vontade”.

Meus irmãos, a solenidade do anúncio do anjo à Maria vem nos falar de obediência, de acabarmos como a nossa obediência. Isso não é como a criança que tem de obedecer o pai. É algo muito grave. O mundo está nessa situação porque vive uma desobediência constante à vontade do pai. Os mandamentos são as bases para que sejamos criaturas humanas.

Tudo aquilo que Jesus vem dizer no Evangelho, é para que vivamos como Filhos de Deus e transformar essa terra num paraíso, mas nós, infelizmente, não obedecemos. Não adianta querermos colocar a culpa nos outros. A culpa é de cada um de nós. Apesar de toda a minha luta, de todo o meu esforço, eu ainda sinto, dentro de mim, o vírus da desobediência. É preciso uma luta contra esse vírus terrível que quer nos levar à desgraça. A consciência não é um bicho-papão, ela é o próprio Espírito Santo nos mostrando o certo e o errado.

Ao invés de dizermos sim como Jesus e Maria, dizemos não, queremos fazer do nosso jeito, da maneira que achamos certo, como pensamos. Você já percebeu quanta bobagem você já fez? Quantas desgraças você trouxe para você mesmo e para a sua casa? Hoje é o dia de dizer sim, é o dia de dizer “Eis que venho fazer, com prazer, sua vontade, Senhor”.

Por isso, Senhor dá nos o Espírito Santo em abundância, porque é só pelo seu Espírito que conseguiremos dizer “Eis que venho fazer, com prazer, sua vontade, Senhor”.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.